Truques caseiros para limpar o rejunte do banheiro

Comentários ( 0 )

Especialistas dão dicas para evitar o aparecimento de mofo e facilitar a higienização

Muito mais do que manter a aparência do banheiro em dia, a limpeza do rejunte contribui para evitar o surgimento de fungos e germes, tornando-se essencialmente uma questão de higiene e saúde. Mas para muita gente a hora de limpar estes pequenos espaços entre os azulejos é um verdadeiro pesadelo, já que eles acumulam muita gordura expelida do corpo e dos cosméticos e às vezes não há produto que resolva.

A boa notícia é que a solução para limpar o rejunte do banheiro de maneira muito mais fácil pode estar em ingredientes caseiros mesmo, que formam misturas potentes e ajudam a amolecer todo o mofo e a gordura. O ZAP em Casa te ensina como lançar mão de alguns desses segredos e tornar a limpeza do banheiro muito mais prática.

 

Muito mais do que manter a aparência do banheiro em dia, a limpeza do rejunte contribui para evitar o surgimento de fungos e germes

Use vinagre de vinho branco

“Misturas feitas com água e bicarbonato de sódio ou vinagre de vinho branco são ótimas aliadas caseiras para esse tipo de limpeza”, começa explicando Renato Ticoulat, fundador do Limpeza com Zelo, que ainda indica outros materiais indispensáveis para a higienização dessas áreas: “panos para limpeza, escova de dentes (para esfregar áreas menores), detergente neutro, água sanitária em borrifador, esponjas de limpeza, balde e luvas de borracha para proteção das mãos”.

 

Misturas feitas com água e bicarbonato de sódio ou vinagre de vinho branco são ótimas aliadas caseiras para esse tipo de limpeza

O vinagre de álcool (ou vinho) branco é realmente unanimidade entre os especialistas em limpeza. Luciana Tebar, consultora da rede Mary Help, explica que aplicar o ingrediente com uma escola de unha ou de dente e deixá-lo agir por 20 minutos sobre o rejunte é a técnica mais eficaz para a remoção do mofo. Mas, ela completa a dica: “após a aplicação, costumo usar um desinfetante com uma boa fragrância para aromatizar o banheiro, pois o vinagre tem um odor bem característico”.

Use bicarbonato de sódio

Com ótimo custo-benefício, o bicarbonato de sódio age de forma eficiente na remoção de gorduras e manchas do rejunte. Ele pode ser misturado à água oxigenada, na proporção de 1 parte de bicarbonato para 2 de água, e aplicado com uma escova de dentes. Depois de esfregar, é só enxaguar e enxugar, segundo Tebar ensina.

 

Com ótimo custo-benefício, o bicarbonato de sódio age de forma eficiente na remoção de gorduras e manchas do rejunte

Ao misturar uma colher de sopa do produto com meio limão, esfregar e deixar agir por 5 minutos, os rejuntes também tendem a ficar limpos mais facilmente. Já para a limpeza dos azulejos, box, pias e banheiras, o bicarbonato deve ir em uma esponja e ela deve ser esfregada com movimentos leves na superfície, enxaguando e secando bem ao final. Mas, “se estiver precisando de uma limpeza mais profunda, faça uma pasta com bicarbonato, sabão líquido e sal, passe por toda o local e deixe por 5 minutos, esfregando e enxaguando a seguir”, orienta Renato Ticoulat.

Crie uma rotina de limpeza

Para evitar que todo excesso de sujeira que acarreta mofo e germes se forme, o ideal é criar uma rotina de higienização semanal do banheiro com pano úmido e de remoção diária do pó. “Outra dica importante, é procurar limpar os respingos o mais rápido possível para evitar que as manchas se tornem permanentes”, complementa Ticoulat, do Limpeza com Zelo.

Fonte: Zap em Casa

 

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts