Tijolinhos brancos: charme e versatilidade

Comentários ( 0 )

Charmosos e versáteis, os tijolinhos brancos são um verdadeiro coringa para praticamente qualquer estilo de decoração casa

Eles são tão versáteis que já ganharam até versão em papel de parede 3D. Os tijolinhos brancos são atemporais e realmente caem bem com praticamente qualquer tipo de decoração. Nos apartamentos eles dão uma certa aura de casa; nas casas um toque rústico que acolhe e ao mesmo tempo clareia os ambientes. Na decoração da sala ou do quarto, com certeza eles são um diferencial.

Mas qual a melhor forma de usar os tijolinhos brancos na decoração? Será que ficam melhor em algum cômodo ou podem passear por todos os ambientes da casa? Quantas paredes podem ser cobertas por eles? Será que podem ser usados também no piso?

Para responder essas e tantas outras questões levantamos algumas dicas para você usar esse revestimento sem medo – mas com muito charme.

Mora em casa? Dê uma olhada na estrutura das paredes

Sua casa é nova ou já tem alguns anos? Dependendo da época e da forma como foi construída ela pode ter tijolos maciços, perfeitos para deixar à mostra na decoração. Para saber, descasque um pedaço do reboco até chegar ao tijolo.

Se tiver sorte e os tijolos estiverem em bom estado de conservação, tudo o que você tem a fazer é tirar todo o reboco, lixar e tirar bem o pó. Depois basta passar um fundo impermeabilizante e pintar com cal ou tinta látex branca.

Vale lembrar que, geralmente nesse caso, os tijolos não são todos completamente iguaizinhos, tendo uma aparência bem rústica. E fica muito bonito também. Faça sem medo, vai ficar ótimo. Mas esqueça se o tijolo for de cerâmica comum, com buracos para passar a fiação. Com esses não rola o mesmo charme.

Se você estiver construindo, reformando sua casa ou criando um ambiente no apartamento, compre os chamados tijolos artesanais – também chamados de lajotas em alguns lugares. Faça a parede da forma que preferir: com junta larga, seca, frisada, etc. Agora é só pintá-los de branco.

Há também alguns revestimentos que são bastante parecidos com os tijolinhos brancos artesanais, próprios para decoração do quarto ou da sala. São mais fáceis de aplicar e geralmente são vendidos por unidade. Assim como os papéis de parede em 3D que imitam os tijolinhos, são também uma boa opção para quem não está a fim de fazer obra de quebra-quebra para a decoração da casa.

Decoração com ar rústico e descolado

Na decoração do quarto

Quer dar um ar bem romântico ao quarto, com certo toque de rusticidade? Os tijolinhos brancos são perfeitos para incrementar a decoração do quarto. A dica, aqui é colocá-los na parede da cabeceira da cama – e fica melhor ainda se a cama não tiver cabeceira.

Complete o visual com alguns quadros em tom pastel, se quiser um toque suave, ou tons mais fortes e contrastantes para dar mais alegria ao ambiente. Feche o visual com roupas de cama brancas com cores pontuais nos acessórios. O ambiente também fica muito acolhedor combinado com madeira de demolição.

Outra dica para usar tijolinhos brancos na decoração do quarto é fazer uma cabeceira bem diferente com eles. Na cama centralizada na parede, deixe-os estrategicamente apenas na largura do móvel e cubra o restante da parede, para os lados, com espelhos até o teto. O efeito é lindo.

Na decoração da sala

Na sala, home office ou home theater, os tijolinhos brancos são um achado da decoração da casa. Vale lembrar que as cores claras dão a sensação de amplitude, então se seu apartamento é pequeno, esse recurso será perfeito.

No entanto, se você quer dar um toque ainda mais rústico e fazer da sua parede realmente a atração principal, a dica é apostar na pintura caiada. Nesse caso, passe cal em uma mistura rala, de forma que a cor do tijolinho original fique levemente à vista.

Você vai perceber que a pintura está irregular (mais forte em alguns pontos do que em outros): então está perfeito, porque a ideia é essa mesma. Esse tipo de pintura fica especialmente bem com móveis de demolição ou provençais, mas também casa perfeitamente com uma decoração clean.

Outra ideia bacana é valorizar ainda mais a parede de tijolinhos brancos na decoração da casa fazendo um rasgo de gesso no teto com iluminação embutida. Pronto, sua parede acaba de ganhar status de obra de arte.

Na decoração da varanda ou espaço gourmet

As áreas externas, como as varandas e pergolados, e nos espaços gourmet, os tijolinhos brancos também dão um charme todo especial. Evite apenas deixá-los muito próximo às áreas de cocção, como fogões e churrasqueiras, para que não escureçam com a fumaça e a gordura.

Nesse caso, a dica é fazer uma composição com outro tipo de pedra nessas áreas e deixar o tijolinho branco para as paredes mais distantes e para o balcão, que fica mais protegido por causa do tampo. Se quiser aplicá-lo na cozinha, uma boa ideia é colocá-lo na parede da pia com uma faixa de ladrilho hidráulico ou azulejo decorado dando um toque decorativo e protetor.

Nas varandas abertas, que ficam expostas ao sol e à chuva, passe um impermeabilizante naval para proteger a cor por mais tempo. Ele também deve ser aplicado nos espaços gourmet, assim você poderá lavá-los quando necessário preservando a cor.

Na decoração da casa os tijolinhos brancos podem entrar em praticamente todos os cômodos, mas evite colocá-los no chão porque logo vão sujar. Nesse caso, a solução é combinar tijolos rústicos ao natural no chão com os brancos da parede.

Fonte: ImovelWeb

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts