Síndico: Você sabe negociar?

Comentários ( 0 )

Falar sobre negociação é extremamente complexo, cada indivíduo tem uma percepção e/ou experiência diferenciada. Realmente, não é nada fácil entender o verdadeiro significado da palavra negociação. Imaginamos que é o simples ato de vender e comprar. As pessoas não percebem a importância de entender realmente como funciona na prática o ato de saber negociar.

Quando analisamos o dia a dia de um síndico, percebemos o quanto é complicada a sua rotina. A negociação está por toda a parte, entre os moradores, empregados, fornecedores, prestadores de serviços, órgãos públicos, dentre outros.

Para que o síndico possa administrar com qualidade e que realmente atenda aos anseios de todos os envolvidos, principalmente, os condôminos – é importante entender e praticar os seguintes tópicos:

Competência – A flexibilidade está inserida na competência, onde o primordial é saber e reconhecer o momento em que errou, buscando estabelecer o bom senso e vislumbrar sempre um ponto de equilíbrio nas ações e decisões.

Transparência – Estabelecer um canal de comunicação (informativos, circulares, jornais, mural, etc), visando o repasse de informações, a elucidação de dúvidas, apresentação de sugestões, de resultados, enfim, todos os meios possíveis, de acordo com a realidade de cada administração.

Responsabilidade – A falta de conhecimento, a falta de preparação adequada para exercer a função de síndico, a incompetência ou até mesmo, o medo, farão com que estes profissionais deixem de assumir as suas ações ou atos, colocando desculpas em normas ou transferindo a culpa para outrem.

Capacidade de negociação – É simplesmente o ato de conseguir um resultado que atenda as duas partes com interesses opostos. Não existem mais espaços para os síndicos “durões”, “mandões”, “inflexíveis”, é preciso que haja um relacionamento interpessoal harmonioso com todos os envolvidos. Não podemos deixar de lado a preocupação mais importante, àquela que inova, que faz acontecer, que gera oportunidades, que é a razão do sucesso da sua gestão como síndico: AS PESSOAS.

Quando pensarmos em negociação, não podemos esquecer uma grande dica que poderá ser a grande diferença para um resultado eficiente: devemos ser duros com o problema e afável com as pessoas. É fundamental tratar os problemas com a firmeza ou seriedade que o momento exige, da mesma forma tratar o outro com delicadeza, mostrando que todos estão unidos em prol do único objetivo: gerar uma negociação onde todos possam ser atendidos de acordo com os anseios e necessidades individuais.

Desejo que os síndicos possam entender realmente a importância do processo de negociação no seu dia a dia, irão perceber que a sua rotina diária ficará mais tranqüila e harmoniosa.
Evandro Fortunato Linhares, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – Executivo do SEAC/SC – SINDESP/SC – Professor na área de negociação.

Fonte: CondomínioSC

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts