Qualidade e resultados do prestador de serviço devem ser avaliados pelo condomínio

Comentários ( 0 )

Condôminos de edifícios residenciais e comerciais devem observar o trabalho das empresas de conservação, contratadas para fornecer mão de obra especializada

Uma questão que deve ser sempre analisada em condomínios residenciais e comerciais é a qualidade e os resultados dos prestadores de serviços, principalmente quando a empresa responsável não está atendendo aos anseios do contratante. A maioria dos prédios contrata empresas terceirizadas especializadas em limpeza, zeladoria e portaria e, por isso, condôminos, síndico e subsíndico devem estar atentos.

Amilton Saraiva, especialista em condomínios da GS Terceirização (www.gsterceirizacao.com.br) explica que um dos itens principais do serviço de conservadoria é a portaria. “Se as regras para entrar no edifício não estão sendo seguidas, é necessário ficar atento, pois a segurança depende da filtragem dos portões ou portaria. Afinal, do que adianta pagar uma taxa altíssima de condomínio, se nem mesmo sua propriedade estará segura?”, salienta Amilton.

Os erros mais comuns dos porteiros, segundo o especialista, costumam ser não pedir os documentos dos visitantes; não esperar a liberação via telefone para entrada; não checar as placas dos carros; não conferir se é o condômino ao volante; deixar entrar facilmente prestadores de serviços não cadastrados; e não observar cuidadosamente as câmeras de segurança.

“Por causa de falhas como essas, são frequentes no noticiário as manchetes de invasões, assaltos e arrastões em condomínios. Recentemente, houve um caso no qual os assaltantes entraram disfarçados de policiais federais, simplesmente porque não foi pedida a identificação dos falsos policiais”, conta. O especialista salienta que outro fator que merece a atenção do condômino é a limpeza, pois dela depende o bem-estar de quem trabalha ou mora no prédio. “Com a falta de higienização adequada, aumenta a probabilidade de contaminação por vírus, bactérias e alergias, ocasionadas por poeira. Para evitá-las, é necessário muito cuidado com corrimãos, botões de elevadores e maçanetas das portas, por causa da grande circulação de pessoas em todas as áreas úteis e comuns aos frequentadores, usuários e moradores.”

Amilton ressalta que a limpeza bem- executada é fundamental em todos os lugares. “Ter um ambiente sempre limpo e bem cuidado mantém uma boa aparência, como também afasta insetos e evita o perigoso Aedes aegypti, que transmite várias doenças e não tem época restrita para se proliferar, já que nosso país é tropical. Entre as recomendações estão recolher o lixo, no mínimo, uma vez por dia, lavar cestos e latas de lixo sempre que possível e eliminar locais propícios ao acúmulo de água parada. Medidas como essas afastam o mau cheiro e evitam que ratos e insetos proliferem nas áreas condominiais. É recomendada ainda a limpeza de áreas de lazer, como salões de festas, parquinhos e playgrounds.

CONTRATO REVISTO
 “Por isso, se a prestadora de serviço não está cumprindo bem as tarefas é sempre bom rever o contrato. A contratação de uma nova empresa terceirizada de limpeza, zeladoria e portaria é uma prerrogativa do síndico, desde que o valor de contrato não ultrapasse a previsão orçamentária já aprovada. Porém, em condomínio,s é sempre aconselhável tomar uma decisão como essa em assembleia, já que esse tipo de contrato é dispendioso. Se a medida a ser tomada é urgente, é possível trocar o contrato e depois ratificar o que foi decidido e gasto, com uma assembleia”, aconselha.

No caso de trocar de prestadora de serviços, Amilton alerta para que seja feita uma pesquisa sobre seu histórico e idoneidade no mercado. “Companhias confiáveis têm funcionários treinados especificamente para cada área de atuação, com instruções teóricas e práticas sobre atendimento a clientes, postura profissional, cronograma das atividades diárias e programadas, etc.”

Fonte: Estado de Minas, Lugar Certo

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts