O verão está chegando. Como estão as instalações elétricas em seu condomínio?

Comentários ( 0 )

O verão é o período em que as instalações “sofrem” mais, tendo como principal fator, o uso de inúmeros equipamentos que ficam em funcionamento por longos períodos

Mais uma temporada de verão se aproxima e já começam os sinais de alerta nas instalações elétricas condominiais, que muitas vezes são negligenciadas, seja por ‘nunca chegar sua vez’ em uma lista de prioridades, ou mesmo por puro desconhecimento da necessidade e importância da manutenção neste sistema.

O advento da pandemia trouxe uma nova realidade ao meio condominial, em especial nas edificações residenciais, uma vez que o home-office se tornou uma realidade crescente e em boa parte dos casos, permanente. Mas o que isso tem a ver com as instalações elétricas condominiais? A resposta é: TUDO!

O crescente e significativo número de equipamentos elétricos instalados dentro dos apartamentos, traz consigo um aumento de demanda, muitas vezes não previsto quando da elaboração do projeto elétrico da edificação e por consequência, isso impacta tanto na eficiência e segurança do sistema, como na fatura de energia elétrica que pagamos mensalmente.

Observe que o verão é o período em que as instalações “sofrem” mais, tendo como principal fator, o uso de inúmeros equipamentos, somados aos aparelhos condicionadores de ar, que ficam em funcionamento por longos períodos e em grande parte dos apartamentos ao mesmo tempo, causando um aumento de demanda generalizado e muitas vezes, o colapso das instalações.

Nos quadros elétricos, disjuntores desarmando, equipamentos ou lâmpadas queimando com frequência, fiação derretendo, aumento excessivo no consumo de energia, são os principais sinais que podem ser identificados nos condomínios. As demais formas de análise, exigem a inspeção por empresa especializada e com equipamentos específicos de verificação.

Assim, podemos crer que se houver regularidade na manutenção preventiva das instalações condominiais (a cada 2 anos nas instalações de baixa tensão e anuais na alta tensão), é possível afirmar que o risco de um colapso nas instalações elétricas é praticamente nulo, além de haver economia financeira.

A conclusão a que facilmente chegamos, é de que manutenção preventiva em instalações elétricas condominiais, mais que uma indicação, é uma obrigação para que se tenha segurança em uma edificação, aumentando a vida útil das instalações e otimizando os recursos financeiros.

Lembre-se: assim como os demais sistemas, as instalações elétricas não são eternas e necessitam de manutenção preventiva regular! Inclua em seu cronograma de manutenções.

Néia Lehmkuhl é administradora, especialista pós-graduada em Gerenciamento de Projetos, pós-graduada em Gestão da Segurança Contra Incêndio e Pânico, pós-graduada em Gestão da Qualidade, pós-graduanda em Segurança no Trabalho e gerente de Projetos na Portal Sul Energia.

via condominiosc.com.br

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts