No final de ano muitas pessoas são tomadas por uma aura de otimismo, esperança e renovação. Uma época propícia para formar promessas de que um novo ano iniciará com novas ações, com a positividade e a crença de que é possível alcançar metas ideais.

Chega então o mês de janeiro. É como a segunda feira do ano. Hora de colocar em prática aquilo que planejamos. Alguns pensarão: ah, mas ainda tem o carnaval. Depois eu começo. Uma coisa é certa: dever cumprido nunca gera arrependimento. Procrastinação, por outro lado, só retroalimenta o estresse, pois boa parte das urgências são resultantes de ações adiadas feito um modo soneca do despertador.

Sei bem o quanto o nosso tempo é capturado por inúmeras atividades que parecem não ter fim. Mas acredite, boa parte desse turbilhão poderia ser amenizado por uma sequência de comportamentos que ajudam a limpar a mente e fazer o dia render mais:

  1. 1. Liste as atividades: Enumere todas as atividades que você sabe que precisam ser realizadas no decorrer do ano como: relatórios financeiros, acompanhar atividades da administradora/cobrança, renovar contratos e implementar medidas de segurança e manutenções.
  2. 2. Distribua no decorrer do ano: Distribua essas atividades previsíveis no decorrer dos meses, evitando sobrecarga em determinados períodos.
  3. 3. Desmembre atividades complexas: Atividades que demandem mais tempo/atenção, como acontece com manutenções prediais, podem ser desmembradas em períodos mais espaçados.
  4. 4. Use ferramentas de apoio: Tendo tudo isso alinhado, use uma ferramenta de agendamento. Alguns preferem agenda impressa, mas gosto bastante do Google agenda, que permite anotar, ativar lembretes, além de estar sempre no celular. Se você não conhece, vale a pena pesquisar como funciona ou avaliar uma alternativa que se adapte melhor ao seu estilo.

Tomar decisões consome energia mental e emocional, então quando fazemos essa organização, estamos tirando esse encargo do nosso cérebro, transportando para a agenda e deixando de perder tempo todos os dias lembrando e decidindo o que deve ser feito. Este processo não apenas proporciona eficiência, mas também reduz o risco de deixar atividades importantes se tornarem urgentes devido ao descumprimento de prazos.

O acúmulo de responsabilidades, prazos e pressões da atividade da sindicatura contribui muito para o aumento do estresse. No dia a dia muitas vezes não será possível executar o que foi agendado exatamente na data prevista. Por isso, sempre planeje a atividade uns dias antes para que haja tempo de encaixar as emergências entre o que já era previsto. Só não vale ativar o modo soneca eternamente!

E no seu condomínio, o ano já começou?

Escrito por:

Karla Pluchiennik - Administradora pós-graduada em Direito Empresarial e Influência Digital, coach e practitioner em PNL, empresária e consultora de produtividade. Instagram: @karlapluch
via vivaocondominio.com.br