Manutenção de áreas verdes em condomínio: como cuidar do paisagismo

Comentários ( 0 )

 

A manutenção das áreas verdes em condomínio requer planejamento e ações específicas durante cada estação, para garantir um belo paisagismo.

A manutenção das áreas verdes em condomínio exige um rol de serviços. É preciso cuidar dos jardins e vasos de plantas com regularidade. E se dedicar do plantio à poda. Contratar mão de obra especializada e competente é fundamental para planejamento e execução.

Afinal, o trabalho costuma envolver áreas grandes. E quando não é realizado corretamente, além de impactar negativamente a estética dos jardins, há o risco de acidentes. E de prejuízos à saúde e à segurança dos moradores.

Você conhece os conceitos de jardinagem e paisagismo? Enquanto o primeiro é o serviço que inclui as técnicas adotadas para conservação e manutenção dos jardins, o segundo consiste na técnica de projetar, planejar e preservar os espaços abertos.

A jardinagem aborda o cuidado com gramado e plantas. O objetivo é garantir ambientes bonitos, saudáveis, acolhedores e agradáveis. Os jardineiros são os profissionais capacitados para identificar os melhores métodos. E o tempo para a realização das atividades.

Já o paisagismo para condomínio inclui tanto os espaços novos, quanto aqueles previstos na construção original. O paisagista é responsável pelo planejamento, considerando características do terreno, tempo de execução e conceito estético. Ele pode ser chamado, ainda, visando a revitalização das áreas verdes.

Como deve ser feita a manutenção de áreas verdes em condomínio?

A manutenção de áreas verdes em condomínio envolve o plantio e manutenção da vegetação em áreas que foram degradadas ou destruídas. Seja por ações humanas ou climáticas, como fortes chuvas, frio ou calor intenso, erosão do terreno, geadas, etc.

O tratamento do solo, a escolha das espécies de árvores e plantas mais adequados também integram os serviços. Vale lembrar que não fazer a manutenção de áreas verdes em condomínio acarreta custos maiores do que a manutenção periódica.

Época ideal para cada ação

Inverno

As plantas ficam sem folhas e acumulam, assim, maior número de nutrientes. Nesta época, aplique a regra do dedo que nada mais é do que perceber pelo tato se a terra está seca, molhada ou úmida.

É o tempo ideal ainda para adubar as diversas espécies com metabolismo mais lento. Isso garante que elas floresçam na primavera. Também no inverno, retire os galhos secos e doentes. Nunca faça poda das plantas que estão com flores ou botões. E se sobrar tempo, prepare os canteiros para os novos plantios.

Primavera

Na estação das flores seu jardim vai ficar mais vistoso e colorido com petúnias, hortênsias e jasmins. Nesse período, é preciso regar todas as plantas com frequência. Se as temperaturas subirem, elas terão água suficiente. Prefira regar no início da manhã e no fim de tarde.

Faça também a adubagem usando fertilizantes ricos em nutrientes como fósforo, potássio e nitrogênio e produtos orgânicos bem curtidos. Pode podar as folhas e galhos secos. Porque são eles que impedem a circulação da seiva dificultando a formação dos brotos.

Verão

No verão, as pragas costumam aparecer. Portanto, tome cuidado para que as plantas não sejam danificadas. Caso haja infestação, use manejos ecologicamente corretos e evite os pesticidas. Por ser uma estação mais quente, prefira o plantio de girassóis e lírios. Capriche na adubação necessária devido às chuvas mais abundantes que retiram os nutrientes do solo.

A depender da densidade das chuvas, deve ser feito o planejamento de rega. Onde chove mais, regue duas vezes por dia. Nos locais mais secos, faça isso mais vezes ao dia. As espécies que não lidam bem com o sol devem receber uma proteção indireta promovendo sombra nos horários mais quentes.

Outono

Nesta estação as temperaturas ficam mais equilibradas, frescas e amenas. Aproveite pra plantar antúrios, tulipas, narcisos, margaridas e camélias. Retire os torrões, as plantas mortas e as ervas daninhas. Coloque um adubo novo e natural.

No outono, as plantas em vasos devem ser transferidas para vasos maiores que estimulam seu crescimento. Trate as plantas com novos substratos orgânicos e terra vegetal. Regue com frequência. Fique de olho nas pragas como fungos, formigas e lagartos. Eles são muito comuns nos períodos chuvosos e secos.

Paisagismo para condomínio: Melhores práticas

O paisagismo para condomínio adapta, recupera e recompõe espaços por meio de conhecimentos botânicos, geográficos, culturais, arquitetônicos, e ecológicos. Confira as melhores práticas:

• Apostar em mesas e bancos;
• Atentar para os pisos mais adequados;
• Prever caminhos entre as plantações para garantir a contemplação;
• Caprichar na iluminação;
• Aplicar texturas diversificadas;
• Projetar espaços úteis;
• Utilizar árvores frutíferas;
• Fazer jardins verticais;
• Criar jardins de inverno.

via tudocondo.com.br

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts