Falta de energia no condomínio: dicas para enfrentar problemas

Comentários ( 0 )

 

A falta de energia no condomínio pode causar uma série de problemas. Veja dicas para enfrentar a queda de energia da melhor forma.

 

Como enfrentar problemas com falta de energia no condomínio? Quando investir em geradores pode ser uma boa opção? Como isto pode ser evitado? Estas são questões que preocupam tanto os síndicos, quanto os moradores de condomínio.

Ninguém quer passar por essa privação que pode trazer graves consequências para todos. Vamos esclarecer o tema. Acompanhe.

Como enfrentar a falta de energia no condomínio? 

A falta momentânea ou permanente de energia elétrica pode ter várias causas. Internas ou em decorrência de falhas na companhia geradora. Geralmente, ocorre por acidentes na rede de distribuição. Ou pela falta de capacidade suficiente para o fornecimento de energia.

Há uma crise hídrica no Brasil e os reservatórios que abastecem as hidrelétricas ficam abaixo do ideal, aumentando os riscos de apagões em todo o País.

Mas como enfrentar um apagão? Primeiramente, ligue para a distribuidora de energia e informe imediatamente a queda de energia. Isso é importante para que o problema possa ser corrigido rapidamente.

Nas ocasiões em que há tempestades, queda de árvores, furto de cabos é a companhia que toma as providências necessárias como acionamento dos bombeiros, etc.

É natural que a falta de energia no condomínio cause medo e desconforto. Diante disso, a comunicação deve ser rápida objetivando tranquilizar as pessoas. Aproveite o mesmo comunicado para orientações ao longo do período. O pânico entre os moradores deve ser evitado para que não se estabeleça uma sucessão de problemas.

Luzes de emergência são fundamentais em locais próximos às portarias e aos acessos à garagem. Se não houver isso no seu condomínio, lanternas grandes com pilhas ou luzes de led que não precisam de fonte de energia ajudam bastante.

Investir em geradores pode ser uma boa opção?

Muitas vezes a manutenção do prédio está em dia e não há sobrecargas na rede elétrica, mesmo assim ainda ocorre queda de energia. A solução para este problema é algo que tem se popularizado muito em condomínios residenciais: o uso de geradores de energia.

A utilização de geradores de energia em condomínios tem aumentado em função de se tratar de equipamentos com boa relação custo-benefício. Sua vida útil é bastante longa quando as manutenções são realizadas em dia.

Você sabia que os geradores têm acionamento automático nas situações de falta de energia no condomínio? Além de atenderem às emergências, eles também podem ser usados como fonte principal, o que proporciona economia nas contas de luz do empreendimento.

Como evitar a falta de energia no condomínio? 

Energia solar: sustentabilidade e valorização dos imóveis

Uma das ações que oferece vantagens ao condomínio e ainda evita a sobrecarga para as companhias de energia é o investimento em energia solar. Com isso, seu condomínio torna-se autossuficiente, gerando sua própria energia de forma 100% limpa e sustentável.

Além da segurança, a implementação de placas voltaicas é benéfica financeiramente. Isso mesmo. Já foi comprovado que um sistema fotovoltaico pode economizar em até 99% nas contas de energia elétrica. O montante economizado pode ser aplicado em outras benfeitorias para  condomínio.

A vida útil das placas de energia é de 25 anos. E sua demanda de manutenção é baixa. Tudo isso adiciona um valor considerável ao patrimônio, apresentando em média 6% de valorização aos imóveis.

Auditoria energética ataca a causa-raíz do problema

Outra medida preventiva é contar com uma auditoria energética periódica. O objetivo é identificar onde a eletricidade é mais consumida e traçar planos para reduzir o uso de energia. Também serve para saber a eficiência do transformador e quais são os aparelhos que consomem muita eletricidade e podem ser substituídos

Réguas de energia inteligentes e sensores de presença contribuem para economia

Também estão disponíveis no mercado as chamadas réguas de energia “inteligentes” que desligam automaticamente quando não estão em uso para evitar essas cargas fantasmas.

A instalação de sensores de presença para o controle automatizado das luzes em áreas comuns também é uma ação que traz bastante economia para os condomínios. Com isso, as luzes só serão ligadas quando alguém transitar pelas áreas comuns onde o sensor estiver instalado.

via tudocondo.com.br

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts