Etiqueta em condomínio

Comentários ( 0 )

Etiqueta no condomínio faz toda a diferença

Morar num condomínio tem muitas vantagens, mas é preciso respeitar algumas regras para conviver em harmonia com os moradores. Para você não cometer aquela gafe com os vizinhos, veja abaixo as dicas da consultora de etiqueta e marketing pessoal Lígia Marques para se comportar em condomínios.

Estacionar o carro na vaga de outro é terminantemente proibido. Se não tiver usando o carro, evite armazenar objetos aleatórios no local, isso também não é legal. Arranhou o veículo do vizinho ao estacionar? Deixe um bilhete no para-brisa com seu contato para que possa pagar o prejuízo.

- O barulho! É preciso respeitar um horário minimamente adequado para tocar música em volume mais alto, ouvir TV e até mesmo falar, que seria das 9h às 22h – destaca a especialista, acrescentando que gestos como esses ajudam a não incomodar o próximo, assim como o barulho de obras fora do horário.

Pratique gestos simpáticos

Em dias de festa, não deixe de avisar os seus vizinhos sobre o barulho incomum com o evento. Se possível até convidá-los. Dar boas-vindas a novos moradores, oferecendo-se para ajudá-los na adaptação à nova moradia também é um gesto simpático. Mas, lembre-se, nunca chame e contrate uma funcionária do vizinho para a sua casa.

Pode pegar mal!

Animais de estimação

Para quem tem bichinhos de estimação as regras aumentam. Os moradores devem sempre utilizar os elevadores de serviço com seus amimais. Outra regra que não pode deixar de praticar é não deixá-los sozinhos se fizerem barulho e não circular com eles em áreas não permitidas.

Dica do síndico

Antônio Lopes Raposo Netto, síndico do “Completo São Gonçalo II”, reforça que os funcionários do condomínio não têm, entre suas funções, que cuidar dos filhos dos moradores. Nem mesmo por cinco minutinhos. Também não é legal solicitar serviços extras e particulares em seus horários de trabalho.

Veja outras regras para tirar nota 10 em comportamento

  • Nas áreas comuns dos condomínios, o que não deve ser feito?
  • Respeite o espaço que é usado por todos, prezando pela higiene e o compartilhamento dos equipamentos de lazer. Evite levar os animais de estimação para fazer suas necessidades nos jardins ou deixar as crianças brincarem no hall de entrada. Quando os pequenos brincam nas áreas comuns, os limites de horários costumam ser entre 9h e 20h. Depois, se quiserem permanecer, deverão conversar em voz baixa ou ficar em silêncio.
  • E para quem tem criança pequena. Existe alguma orientação?
  • As crianças menores precisam estar sempre acompanhadas por algum adulto. Existem lugares nos condomínios que podem oferecer perigo aos pequenos, como, por exemplo, locais próximos às instalações elétricas, piscinas, escadas e elevadores. É importante também que eles sejam instruídos a não atrapalhar os funcionários em suas tarefas, e não fiquem em locais inadequados, como a guarita.
Fonte: SíndicoNet
If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts