DIRF

Comentários ( 0 )

Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte

  • - O que é: Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte
  • - Prazo: Anual, com vencimento geralmente na 2a. quinzena de fevereiro
  • - Como declarar:http://www.receita.fazenda.gov.br/Principal/Informacoes/Infodeclara/DeclaraDIRF.htm
  • - Situação: Obrigatória, com atraso sujeito a multa.

A DIRF é uma declaração feita pelas fontes pagadoras, e não deve ser confundida com o Imposto de Renda. Nela, o condomínio deve declarar seus pagamentos por meio de referências exigidas das notas fiscais, como CNPJ da empresa, número da nota, valor e código.

Em 2009, uma das principais mudanças nessa declaração é a exigência dos abonos de férias, o que complicou os menos organizados e os sistemas administrativos que não tinham essa opção.

Para não ter problemas na hora de declarara a DIRF, o ideal é se organizar o ano todo e manter todas as notas fiscais em dia e organizadas mês a mês.

Uma dica das administradoras de condomínios é que o síndico que tomou posse no meio do ano confira rapidamente como a administração das notas era feita pela antiga gestão, para que tenha tempo de providenciar algumas pendências.

Para os atrasados, outra orientação é fazer uma declaração incompleta, mas providenciar toda a documentação e solicitar uma ratificação da declaração. Mas é importante ficar atento ao prazo para não criar mais problemas.

 

Fonte: SindicoNet

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts