Dicas para contratação de funcionários do condomínio

Comentários ( 0 )

 

Quando o síndico faz a contratação de funcionários do condomínio, alguns cuidados são importantes. Veja um passo a passo para uma boa contratação.

A contratação de funcionários do condomínio é um papel de extrema responsabilidade do síndico. Além da preocupação em admitir profissionais capacitados, resilientes e alinhados às boas práticas de atendimento, é fundamental que exista um elo de confiança entre os moradores e os contratados.

Porém, não se iluda: na prática, não existe o funcionário ideal. Portanto, a proposta é buscar o profissional que mais se enquadre no perfil do condomínio.

Para que a contratação seja o mais adequada possível, é preciso definir o perfil profissional que se está buscando, as atribuições e os conhecimentos que o candidato deve ter.

Veja, por exemplo, as principais características para as seguintes funções:

Porteiro

Para esta função, é muito importante verificar postura, capacidade de interação com os condôminos, jogo de cintura, facilidade na comunicação, conhecimento em segurança e sobre o que fazer em situações complicadas, como assalto, incêndio, brigas entre condôminos, entre outros problemas.

Antes de assumir o cargo, é importante que o funcionário passe por treinamento, realizado internamente ou por meio de empresas especializadas nesse tipo de capacitação.

Limpeza e conservação

Observar as seguintes características: asseio, limpeza e organização, além da capacidade de seguir um cronograma para realização dos serviços.

Verificar se o funcionário tem o capricho necessário para cumprir o trabalho de forma propícia.

Zeladoria, supervisão ou gerência predial

Capacidade de liderar, de relacionamento interpessoal e de se comunicar, já que este profissional será o responsável por passar aos demais funcionários as prioridades do dia no condomínio.

Conhecimento teórico e técnico também são importantes para garantir e zelar por toda a estrutura condominial.

Dicas básicas para contratação dos funcionários do condomínio

Vamos abordar o passo a passo para contratar funcionários do condomínio, a fim de evitar escolhas que possam trazer problemas futuros.

Vamos lá!

1. Detalhe o perfil das vagas

Descreva a vaga com todos os seus detalhes, para receber inscrições apenas de pessoas com as características procuradas.

Destaque os seguintes itens:

  • função (zelador, porteiro, segurança, por exemplo);
  • salário e benefícios;
  • dias e horários de expediente;
  • responsabilidades do cargo.

2. Descreva as características do profissional desejado

Qual o perfil ideal de profissional que você deseja contratar para o condomínio? A partir desta pergunta, descreva as habilidades, personalidade, capacitação e competências desejadas.

3. Faça a divulgação da vaga

Quanto mais divulgar, maior a chance de conseguir mais candidatos e de encontrar um funcionário com o perfil que você deseja.

Use o boca a boca, mas também as redes sociais, sites e os demais meios que achar conveniente.

4. Busque por referências

Peça recomendações de pessoas que você confia, inclusive aos funcionários do condomínio. Consulte as redes sociais e seu círculo de amizades.

Busque saber onde o candidato já trabalhou e consulte os síndicos envolvidos para saber qual foi o motivo da saída do profissional.

5. Elabore as entrevistas depois de analisar e escolher os currículos compatíveis com a vaga

Escolha um local em que possa realizar as entrevistas e marque horário com os candidatos que passaram pela triagem dos currículos.

Durante a entrevista, procure anotar os pontos fortes e os pontos fracos do profissional, para não esquecer na hora da decisão final de contratação.

6. Siga as obrigações legais e contratuais quando decidir pela admissão

O candidato passou na entrevista e agora chegou a hora de prosseguir com as burocracias para contratá-lo.

Caso nenhum candidato tenha atendido às suas expectativas, mantenha a divulgação da vaga.

Às vezes, é melhor esperar e ter calma, em vez de contratar alguém e depois se arrepender.

No caso de aprovação de candidato, se possível, conte com a ajuda de uma administradora de condomínios que tenha experiência e conhecimento a respeito do assunto.

É bom lembrar que os funcionários do condomínio podem ser contratados ou terceirizados. No caso de contratação direta do funcionário, o profissional precisa ter a carteira assinada, seguindo todos os trâmites legais, conforme já dissemos acima.

via tudocondo.com.br

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts