Descarte de Pilhas em Condomínios

Comentários ( 0 )

Monte uma campanha de descarte de pilhas no seu condomínio!

Condomínios são pequenas (ou até grandes) comunidades de pessoas que tem na figura do síndico uma representatividade.

E é nesta condição privilegiada que o síndico torna-se capaz de mobilizar os moradores do seu condomínio em prol de causas nobres.

Você vai notar que com pequenas mudanças no cotidiano dos moradores e custo quase zero, é possível mobilizá-los por um bem comum, seja para desenvolver uma ação social ou preservar o meio ambiente.

Pensando nisso, o SíndicoNet montou um passo a passo para te ajudar a montar e adotar um procedimento de descarte de pilhas no seu condomínio. É algo muito simples de fazer, a custo zero e que certamente terá apoio e adesão dos moradores, além, é claro, de passar uma boa imagem da administração do condomínio.


O problema

O descarte inadequado de pilhas e baterias pode representar um grave risco ao meio ambiente e à saúde pública pela contaminação de solos e lençóis freáticos. Mercúrio, níquel, chumbo e cádmio são alguns dos metais presentes nestes produtos. Alguns dos danos que esses metais podem causar às pessoas são: problema nos rins, fígado e pulmão. Evite que esse material vá parar em lixões a céu aberto ou se perca no meio ambiente.

Processo

Para adotar esse processo no condomínio o síndico irá precisar de:

  •   1 recipiente grande (pode ser um pote de plástico)
  •   3 cartazes para afixar nas áreas comuns, elevadores, …
  •   1 etiqueta para colar no recipiente
  •   Informar o zelador e os porteiros sobre a campanha
  •   Programar retirada do material e levá-lo até o posto de coleta



Passo a passo

1. Recipiente: Providencie um recipiente para a coleta das pilhas e baterias. Pode ser uma caixa, uma lixeira exclusiva para este fim, ou até mesmo um balde.

Se necessário, aqui no SíndicoNet você encontrta fornecedores especializados na comercialização de lixeiras e coletores ambientais.


2. Etiqueta: Imprima e cole uma etiqueta no recipiente para indicar a finalidade do mesmo. Se necessário, você mesmo pode criar a sua.

Texto para etiqueta: “Descarte de Pilhas e Baterias do Condomínio ________________. Deposite aqui pilhas e baterias sem utilidade e ajude o meio ambiente. Todo material coletado será entregue em postos de coleta especializados”


3. Local de coleta: Avise porteiros e zeladores sobre a campanha e deposite o pote de coleta na portaria do condomínio. Importante: longe do alcance de crianças!

4. Comunicação: Comunique e instrua os moradores sobre a ação e a importância da participação de todos. Afixe o cartaz abaixo nas áreas comuns, como elevadores, quadro de avisos, portaria e garagens.

5. Retirada do material: Programe-se para enviar o material arrecadado aos pontos de coleta. O síndico pode estipular datas específicas, ou simplesmente fazer a coleta quando o volume de pilhas e baterias for considerável.

Locais:
Hoje em dia, muitos estabelecimentos comerciais, como drogarias, correios e agências bancárias possuem locais específicos para descarte de pilhas e baterias.

Um dos destinos selecionados pelo SíndicoNet é o “Papa-Pilhas”, do Banco Santander.

O programa é composto da instalação de displays coletores nas agências, retirados mensalmente, que transportam o material para uma empresa licenciada no Brasil para realizar esse tipo de reciclagem.

O programa Papa-Pilhas recebe qualquer pilha ou bateria portátil, como também carregadores e aparelhos celulares, seguindo essa mesma medida. O Papa-Pilhas está localizado em todas as agências do Banco Santander, em todo o Brasil.

Para maiores informações, consulte aqui o “Programa Papa-Pilhas” nas Agências do Banco Santander

Se a quantidade de pilhas ou baterias descartadas for grande, entre em contato pelo e-mail: papa.pilhas@santander.com.br

Comece agora mesmo!

Providencie um recipiente, cole os cartazes e pronto!

Fonte: SindicoNet

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts