Cuidados com o protetor na instalação do ar condicionado

Comentários ( 0 )

Em condomínios mais antigos, que não têm a espera para um ou mais equipamentos, cabe ao síndico em convenção estipular um local e um modelo para a instalação e do protetor a ser usado.

Com a chegada do verão e do calor aquecem também as vendas de ar condicionado nas lojas. Porém, para moradores em condomínios não é apenas a escolha do modelo que interfere na compra do aparelho, mas também o protetor que deverá ser exposto na fachada do prédio. Em condomínios mais antigos, que não têm a espera para um ou mais equipamentos, cabe ao síndico em convenção estipular um local e um modelo para a instalação e do protetor a ser usado.

O que parece ser uma decisão simples, se não for devidamente planejada e acordada entre os moradores, pode trazer dor de cabeça para os gestores de condomínios. Fachadas sem um padrão definido, aparelhos de ar condicionado sem um alinhamento adequado, com goteiras uns sobre os outros, são consequências da falta de planejamento para instalação dos refrigeradores.

No condomínio Haroldo Pederneiras, no Centro da Capital, o síndico Yamadú Martorell, teve uma solução para o problema. Como o prédio já tem 20 anos de uso, o síndico, em 2008, percebeu que os moradores começavam a ter a necessidade de instalar mais de um aparelho de ar condicionado, porém o prédio dispunha de espaço apenas para um. “O caminho foi normatizar”, aponta Martorell.

O síndico explica que foi realizado um estudo para apresentar aos moradores em assembleia. No documento foi apontado qual seria o melhor local para a instalação padrão do ar condicionado. Porém, Martorell lembra que enfrentou algumas dificuldades durante o processo. “Para o edifício, com 98 apartamentos e com cerca de 300 moradores, foi necessário também um estudo de carga elétrica para suportar os novos aparelhos que não estavam previstos na planta do prédio. Foi determinado um limite de instalação de aparelhos de até 12 mil btus”.

Cuidados na escolha

O síndico observa que a escolha do protetor de ar condicionado deve ser criteriosa. “Foi mostrado os diferentes tipos de protetores em que o cano, por onde sai a água acumulada dentro do aparelho, não fosse aparente. O dreno deve ser embutido em uma caneleta na parede, para não pingar sobre o aparelho de baixo”, salienta.

Outro ponto levantado na pesquisa feita pelo condomínio é de que as caixas antigas para ar condicionado não ventilam bem e têm frestas que possibilitam a entrada de pássaros. Em assembleia, os moradores definiram todas as mudanças em relação às caixas antigas de ar condicionado. “Optamos por uma delas que ventila bem, impede a entrada de pássaros e permite também a instalação dos modelos splits”, lembra o síndico.

Fonte: CondomínioSC

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts