Como usar o estilo industrial na sua decoração

Comentários ( 0 )

Quer dar um toque bem bacana à decoração? Então veja como usar o estilo industrial no seu lar, ampliando todos os ambientes

Se você tem um jeito descolado de viver e já está cansado da decoração tradicional, o estilo industrial pode ser o que faltava na sua decoração casa. Ao mesmo tempo rústico e original, ele surgiu em Nova York entre os anos 60 e 70, quando os antigos galpões de fábricas começaram a ser utilizados como moradia pelos artistas americanos.

Logo a moda pegou e se transformou em sinônimo de bom gosto, se espalhando pelo resto do mundo. No entanto, se antes ele estava restrito aos lofts, com alguns truques de decoração, hoje o estilo industrial pode ser reproduzido em qualquer moradia.

Claro que se estruturalmente o imóvel já tiver algumas características, como pé direito alto, claraboias, ou grandes janelas, melhor ainda! E para te ajudar nos mínimos detalhes, preparamos algumas dicas de decoração para você deixar sua casa no melhor estilo industrial de um jeito moderno e descolado.

Luminárias rústicas e fiação a mostra

Uma das maiores características da decoração industrial é a iluminação, que tende a ter lâmpadas em tons amarelados para sua composição. E, falando nisso, os pendentes, luminárias e lustres utilizados nesse tipo de decoração têm geralmente modelos parecidos e que remetem aos utilizados em galpões, com formatos mais rústicos e geométricos.

E não se preocupe quanto a fiação! Em decorações com temas industriais uma constante são os pendentes com fiação longa e mais aparentes do que o normal.

Paredes nuas, charme e originalidade do estilo industrial

Se o ambiente for pequeno, a dica é pintá-los com uma camada rala de tinta branca, tirando o excesso com um pedaço de pano. Assim eles ficam mais leves, dando a sensação de amplitude ao ambiente, mas mantêm a pegada industrial.

Mas como fazer se o apartamento for novo ou zero quilômetro? Nesse caso, você também tem vários recursos que podem ser usados na decoração casa sem problema. Um deles é usar uma pintura que proporcione um visual semelhante ao do concreto, por exemplo.

Você também pode optar por revestimentos que imitem madeira ou o próprio tijolinho aparente, como os papéis de parede 3D, por exemplo, ou colocar ladrilhos hidráulicos antigos.

Mas lembre-se: se o ambiente for pequeno opte pelos tons claros, que dão a sensação de amplitude.

Integre ambientes para aumentar a sensação de loft

Como o estilo industrial nasceu dos lofts, procure integrar ambientes para reforçar a decoração casa. Mas cuidado, não vá derrubar paredes estruturais.

Pegue a planta da casa, contrate um arquiteto ou engenheiro e analise com ele direitinho todas as opções sem prejudicar a estrutura da casa ou apartamento, é claro.

Um exemplo de projeto que une referencias industriais é o dos apartamentos da A.Yoshii Engenharia. Nos empreendimentos localizados em Curitiba, a sala de jantar é integrada com a sala de televisão e as portas e janela de vidro dão o ar de amplitude unindo esses dois ambientes com a varanda.

Se for possível, aumente o tamanho das janelas, favorecendo a entrada de luz natural.

Escolhendo móveis e objetos para a decoração industrial

Agora é a hora de rechear sua nova casa com decoração industrial e, para isso, escolher os móveis e objetos certos é fundamental.

O toque está na sustentabilidade, por isso use e abuse de objetos reciclados. Podem ser cadeiras de ferro enferrujadas, mesa de centro ou de jantar feita de pallets, até galões de óleo como bar ou mesa de apoio.

Se você gosta de objetos de arte, invista nos quadros grandes, que têm tudo a ver com a decoração industrial. Se quiser ser ousado de verdade e também muito original, grafite uma das paredes. Aquela atrás do sofá fica sensacional toda grafitada.

Ferro, madeira e texturas reforçam o estilo industrial

Como a ideia é deixar a casa com um ar de fábrica antiga, usar ferro oxidado ou escovado fica perfeito na decoração apartamento. Use tanto em móveis (mesas e cadeiras, por exemplo) como em objetos e acessórios (pés de abajures, lustres, e objetos decorativos).

Itens de madeira também são bem-vindos, principalmente as mais pesadas e pouco tratadas. O acabamento muito certinho não é o forte do estilo industrial, então aposte na rusticidade. E fica a dica: para dar um toque mais alegre ao ambiente, pontue com cores fortes.

De uma forma geral, pense no equilíbrio. Esse tipo de decoração é marcante, favorecendo a convivência de elementos bem modernos com outros retrô da decoração industrial. O ambiente fica leve e totalmente personalizado.

* A.Yoshii Engenharia desenvolve obras de grande porte, como usinas de açúcar e álcool e fábricas de papel e celulose. No segmento de incorporação, com empreendimentos residenciais e comerciais construídos em importantes cidades do Paraná, a A.Yoshii se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br/

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts