Como montar o closet dos sonhos

Comentários ( 0 )

Saiba como conseguir o closet perfeito com dicas simples e que vão te ajudar a conquistar um espaço funcional e prático, que une elegância e praticidade.

Podemos afirmar sem dúvida que oito em dez pessoas gostariam de ter um closet em de casa. Se estivermos falando de mulheres, podemos subir essa proporção para dez em dez, com toda certeza.

Antes de tudo é preciso entender a funcionalidade de um closet. Se você é daqueles que não se liga em roupas ou estilo, precisa de muita agilidade e tem pouquíssimas peças, sinto dizer, mas um closet não é o ideal para você.

Já se você é do estilo consumista, que possui muitas peças e não gosta de se desfazer de nada, prefere guardar peças antigas, afinal a moda sempre se renova, esse artigo foi escrito para você.

Mesmo em imóveis pequenos, é possível adaptar algum cômodo para que sirva de closet e deixe suas roupas e sapatos organizados da melhor forma possível.

Então anote nossas dicas e realize o sonho de montar você mesmo o seu closet.

1. Projeto
Antes de tudo, é preciso medir seu espaço e saber o que você precisa exatamente. Pegue um papel e desenhe, verifique todas as suas peças e separe por tipo, tamanho, cores, tecidos, o que você achar melhor, mas organize a ideia antes de colocá-la em prática.

Lembre-se que a maioria dos closets são abertos e deixar tudo entulhado não deixa o espaço bonito.

Escolha bons materiais, pesquise os melhores fornecedores, avalie preços e invista em itens de qualidade para seu projeto, lembre-se que é um espaço exclusivo para atender suas necessidades e tornar suas escolhas mais práticas na hora de se vestir.

2. O que entra e o que sai?
Depois de separar tudo, é hora de decidir o que entra e o que sai do closet. Essa é a hora de separar itens para doação, separar roupas de acessórios e calçados e escolher onde irá cada item.

Depois de decidir tudo isso, é preciso verificar a quantidade de cabides, caixas organizadoras e itens que vão te auxiliar na montagem do espaço.

3. Iluminação
Bom, um closet sem iluminação não dá, então, inclua no seu projeto uma boa iluminação principal, além de pontos de luz em cada setor. A sugestão é usar spots de LED e possíveis sensores de presença.


4. Espelho, espelho meu!
Vamos lá, não existe closet sem espelho. E grande. Nem adianta chorar, aqui vamos gastar um pouquinho, pois a ideia é ter um espaço para se arrumar, organizar peças e montar muitos looks.

Para isso, é preciso ter um espelho grande para se ver. Ainda por cima o espelho aumenta a sensação de amplitude. Ou seja, se você tem um espaço pequeno ou apertado para montar closet esse é o truque ideal, além de ser funcional para o cômodo. Use-o em parede ou na porta de armários se quiser economizar espaço.

5. Espaços e subdivisões
Evite ao máximo muitas divisões no seu closet. A princípio ter muitos nichos e gavetas pode fornecer uma ideia de organização, mas isso só faz com que você acabe perdendo espaço com divisões bobas.

Deixe espaços abertos e separe apenas as gavetas e o espaço para sapatos. As gavetas podem ser rasas para lingeries e mais profundas para outras peças mais robustas.


6. Sapateira e bolsas
Falando em sapateira, ela deve ficar bem separada das roupas. Faça um espaço com muitas prateleiras, do alto do cômodo até o chão. Considere a altura para os sapatos de salto e não deixe com muita profundidade, pois pode ser que alguns pares acabem sumindo lá no fundo e acabem esquecidos, sem utilização.

Tente deixar todos os pares o mais visível possível. Em relação às bolsas nada de deixá-las penduradas, isso pode arruinar as alças que ficam em atrito com o local em que serão penduradas. Coloque prateleiras para que elas possam ficar descansando e aguardando utilização.

7. Acessórios
Se você é do tipo que possui muitos óculos, relógios, joias e bijuterias, crie um espaço reservado para acessórios. Pode ser uma gaveta recoberta com veludo ou qualquer outro tecido delicado que não vá estragar os itens.

Separe óculos, relógios e joias por tipos, como dos mais simples aos mais sofisticados, ou até entre os que podem ser usados em dia a dia ou em festas.

8. Mobília de apoio
Não adianta nada encher um cômodo de armário e prateleiras. Um closet perfeito tem ainda espelho e móveis para que você possa sentar, apoiar roupas que estão sendo escolhidas, além de deixar o ambiente mais confortável.

Coloque uma mesa central e um ou dois pufes, dependendo se o closet for de solteiro ou de casal. Essa mobília serve para que você possa se sentar enquanto calça os sapatos ou até para ter a companhia de alguém, enquanto faz suas escolhas do dia.


9. Organização
Por fim, mantenha seu closet sempre arrumado. Mesmo que em um dia de festa ou de pressa você acabe tirando tudo do lugar e o cômodo fique parecendo uma praça de guerra, assim que possível volte todos os itens ao local de origem, mantendo a arrumação por cores, tecidos ou tipos de roupas, conforme sua opção.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nossos artigos e saiba muito mais sobre decoração de ambientes.

Fonte: Imovelweb

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts