Como conciliar dois estilos diferentes na decoração do lar

Comentários ( 0 )

Mesmo com várias coisas em comum, um casal pode viver um conflito de gostos. A seguir, confira como conciliar dois estilos diferentes na decoração do lar.

Ela adora o estilo escandinavo e decorações com detalhes em cobre. Já ele, se pudesse, mantinha o estilo industrial e moderno da época de solteiro em seu novo lar.

Ela queria encher a casa de plantinhas, colocar uns quadrinhos fofos e papel de parede na decoração do quarto do casal. Ele acha desperdício e preferia comprar aquela cervejeira para colocar na varanda gourmet.

Esse conflito de interesses soa familiar?

Essa história é real e na casa da Paolla e do Matheus foi possível unir um pouco dos dois. Ela ganhou as luminárias cobre, os revestimentos geométricos, e ele, a parede de tijolinhos e a cervejeira na varanda.

Esse tipo de discussão é muito mais comum do que se imagina. O momento de mudança e início da vida a dois sob o mesmo teto é muito especial. São expectativas de uma vida toda, de ambos os lados, reunidas em um único momento, e é fundamental que na constituição do novo lar ambos se sintam representados.

A decoração da casa nova não deve expressar o estilo dos dois individualmente, mas sim, do casal em conjunto. Afinal, é ali que a história dos dois ganhará os capítulos mais especiais e onde eles viverão os momentos de maior intimidade.

A seguir, reunimos algumas dicas de arquitetura e design de interiores para ajudar nesse momento mais que importante:

1. Tomem um tempo para idealizar conjuntamente a casa 

Os ambientes influenciam como nos sentimos e nos comportamos, e, quanto mais confortáveis seus moradores se sentirem melhor será a vida desses, tanto individual, quanto conjugal e social. E é super possível decorar bem, gastando pouco. Com auxílio profissional adequado, conseguimos priorizar no que investir e como otimizar o uso do espaço, respeitando sempre o orçamento dos donos do imóvel.

Seja na decoração de um apartamento pequeno, de um apartamento alugado ou da casa própria, é sempre essencial que tenha o jeitinho dos dois. Isso pois uma casa convidativa aumenta a frequência com que o casal receberá amigos e familiares, o que torna a rotina ainda mais gostosa!

A varanda gourmet da Carol e do Heitor, ótimo espaço para reuniões, foi pensada para eles receberem mais os amigos, com direito a adega e parede viva, como vemos acima.

Gostou da ideia de ter uma parede viva em seu apartamento? O exemplo acima também é ótimo para se inspirar

2. Tentem encontrar o estilo que é comum aos dois

Os opostos se atraem, mas vocês com certeza têm muito em comum. E esse estilo comum deve estar bastante presente na casa de um casal, para que ela fique harmoniosa e ressalte as conexões, não as diferenças.

A Clarissa tem estilo mais clássico e o Chico, contemporâneo. A combinação dos dois estilos no banheiro ficou elegante e pessoal.

Depois de entender os estilos, uma boa dica é fazer uma relação do que cada um quer manter da vida antiga, priorizando os itens sentimentais e lembrando que é sempre fundamental ceder um pouco!

A Paolla e o Matheus amam viajar. Então, na varanda gourmet, colocamos várias referências a viagens que já fizeram juntos, para criar memória afetiva em ambos.

3. Conversem sobre quais rituais e hábitos são importantes

Se ele gosta de assistir futebol na sala e ela precisa de um espaço silencioso para ler, é importante que isso seja discutido abertamente. Ambientes bem pensados para acomodar essas necessidades individuais, mesmo em apartamentos pequenos, podem favorecer a harmonia da convivência dos dois, evitar confrontos desnecessários.

É na cozinha americana que a Clarissa e o Chico gostam de passar seu tempo livre. A bancada foi planejada para os dois ficarem confortáveis lado a lado.

Sempre alguém tem que trabalhar até mais tarde, enquanto o outro quer dormir. É ótimo reservar espaços para cada um ter a sua individualidade e, ainda assim, ficarem juntinhos.

4. Uma paleta de cores bem definida e acessórios legais podem ser a bandeira de paz

Quando os estilos são muito diferentes, é um grande avanço conseguir definir conjuntamente ao menos a paleta de cores da decoração, já que as cores podem servir de liga entre diferentes estilos.

Uma outra estratégia bacana é apostar em áreas comuns como sala de estar e cozinha mais neutras, e investir em acessórios para dar o charme e a personalidade do ambiente. Almofadas, quadros, vasos e tecidos conseguem transmitir personalidade, sem deixar ninguém de fora.

Nessa sala, apostamos em tons mais neutros e deixamos as cores por conta das almofadas e dos enfeites da estante.

Esperamos que essas dicas simples ajudem vocês nessa fase especial! Mais importante que tudo é que vocês curtam esse momento de criação do novo lar, e comecem a vida a dois na casa que sempre sonharam.

Fonte: Imovelweb

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts