Chaves no cofre

Comentários ( 0 )

Em garagens sem vaga demarcada vale a pena avaliar opções para aumentar a segurança e a comodidade

Vagas demarcadas e autonomia para entrar e sair do carro não é a realidade em todos os condomínios. Muitos deles revezam as vagas e até pedem para que os moradores deixem as chaves nos veículos ou com os funcionários, o que nem sempre agrada. De acordo com o síndico profissional Sérgio Craveiro, nestas situações pequenos arranhões ou colisões podem ocorrer, despertando reclamações. Mas como resolver?

“O ideal é agir na prevenção de problemas. Quando o morador compra o apartamento, já conhece as condições de estacionamento. Mas pode-se investir em soluções como pallets – estacionamento inteligente –, aumentando-se o número de vagas sob um trilho”, sugere.

Opções como estas, porém, podem ser muito caras e nem sempre há disposição ou condições financeiras para o condomínio arcar. Desta forma, o uso de cofres individuais para deixar as chaves pode ser uma alternativa mais viável. Quer saber como funciona?

Senha de segurança – Basta registrar uma senha, colocar a chave dentro e pronto. A chave fica guardada sem riscos para os moradores e apenas as pessoas autorizadas terão acesso.

Entretanto, mesmo sendo uma boa solução para resolver o problema garagem, é preciso ficar atento a alguns detalhes, conforme explica José Elias de Godoy, consultor de segurança da Suat.

“É necessário haver um bom controle interno das garagens para a correta distribuição de vagas e de cofres individuais com seus mecanismos de proteção a fim de não haver embaraços e confusões entre os moradores, além de agilizar a movimentação dos carros”, explica.

No mercado brasileiro, a novidade é recente. Desde 2012, a Keybox comercializa o produto no país. Segundo Diana Bonet, da empresa, síndicos e zeladores levaram a sugestão para assembleias em condomínios e aumentou a demanda.

“Para os moradores, não se trata apenas da segurança em se deixar as chaves dos veículos, mas pode-se armazenar a chave de casa com uma senha e evitar gastos extras com chaveiros, por exemplo”, explica.

Já para os condomínios, o cofre é importante para dar autonomia aos moradores com relação às suas chaves e facilitar a rotina de trabalho dos funcionários.

Como viabilizar

  • Se a sua garagem é daquelas nas quais é preciso empurrar o carro ou ficar com a chave do vizinho, o cofre é uma alternativa. A senha pode ser compartilhada apenas entre os usuários e não há necessidade de pilha, bateria ou energia, bem como custos de manutenção
  • Os procedimentos de garagem devem estar no regimento interno do condomínio e todos os moradores devem estar de acordo. Se houver alguma mudança, esta é levada pelo síndico aos moradores e votada em assembleia
  • As entradas das garagens dos prédios são o ponto mais vulnerável de um condomínio vertical e, portanto, devem estar bem protegidas. A regra de segurança principal para este local é se ter um bom controle de acesso
Fonte: iCondominial
If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts