Biometria facilita entrada em condomínio

Comentários ( 0 )

Adesão de moradores e funcionários ao sistema chega a 97% em 90 dias

Praticidade e segurança, dois fatores que muito interessam aos moradores e funcionários de um condomínio. E com os recursos proporcionados pela tecnologia, essas vantagens podem estar disponíveis no simples ato de tocar a ponta dos dedos, através da biometria e do reconhecimento da impressão digital. Contar com um ambiente seguro é fundamental no dia a dia, por isso, o síndico Rafael Fabris, do Residencial Dolomiti, no Centro de Criciúma, apostou em uma tecnologia que captura, registra e lê as digitais de moradores e funcionários para permitir a entrada no condomínio. Para chegar a esta implantação, foi criado um comitê de segurança, que buscou os equipamentos e as tecnologias que seriam necessárias para melhorar todo o acesso ao prédio.

O sistema biométrico para controle de acesso foi uma das inovações instaladas. “Possibilitou, além da praticidade, registrar quem tem acesso e em quais horários, inclusive de funcionários do condomínio e de funcionários domésticos dos apartamentos”, diz Fabris. O síndico explica, por exemplo, que se uma pessoa registrada com permissão de acesso em determinado horário tenta entrar em outro período de tempo, será gerado um aviso a quem monitora o sistema, para averiguação. Implantado há 90 dias, o sistema já chega a uma adesão de 97%. “Tanto os funcionários quanto os moradores se adaptaram bastante, teve um alto índice de aceitação”, comenta. Para complementar, outras instalações foram necessárias, como o sistema anticlone dos acessos às garagens, um método que avisa ao vigia se o morador está sendo coagido na hora de adentrar ao prédio, além de câmeras de monitoramento, dentre outras. “Fizemos uma assembleia para aprovação do projeto e dos valores, e tudo foi aceito sem ressalvas”, conta Fabris. O síndico lembra também que todo o esquema de segurança foi pensado para o condomínio em especial, se adequando à sua estrutura, contando inclusive com a presença dos vigias. “Nenhuma tecnologia substitui a capacidade do ser humano. Este acompanhamento ajuda em qualquer imprevisto que possa acontecer”, completa.

O que é biometria

A biometria é um método que usa as características pessoais para identificação segura. As leituras de impressão digital, face, voz, retina e íris são algumas dessas técnicas. Com a aplicação da biometria em sistemas computacionais, este controle se tornou ainda mais prático e confiável, ao relacionar o item cadastrado ao banco de dados. A biometria que utiliza a impressão digital funciona a partir do cadastro em um leitor biométrico, uma espécie de scanner, que capta e arquiva o desenho da digital da pessoa, com seus pontos característicos.

Soraya Falqueiro / Criciúma

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts