Aprenda a técnica de organização 5 S

Comentários ( 0 )

Essa técnica se baseia em 5 pilares muito importantes para ter uma casa sempre organizada, limpa e com tudo no lugar 

Quem sofre com organização sabe que é um tormento enorme não encontrar aquela blusa quando queremos sair ou aquele sapato para combinar com a roupa. Além disso, a falta de organização pode atingir outros pontos da casa, como a limpeza, que é tão importante para um dia a dia mais feliz, né? Uma casa suja pode transparecer o nosso desleixo ou mesmo a falta de zelo em cuidar de algo que é nosso. Por isso, muitas pessoas vêm desenvolvendo técnicas que possam ajudar na otimização da organização, mas essa que iremos ensinar aqui é bem antiga: é a técnica de organização 5S. Já ouviu falar?

Essa técnica se baseia em 5 pilares muito importantes para ter uma casa sempre organizada, limpa e com tudo no lugar. Para fazer ou aplicar essa técnica é bem simples. O primeiro passo é entender o significado dessas letras: senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde e senso de auto-disciplina. Mantendo e executando esses 5 pilares, sua casa vai transparecer muito mais saúde. Quer entender como funciona cada ponto? Então, confere só.

Senso de utilização

Essa parte da técnica baseia-se, principalmente, na utilidade que os itens podem ter em casa. Por exemplo: deixe na mesa de centro os itens que você usará com frequência. Você é uma pessoa que gosta de ler? Então, decore a sua mesa com livros. Por que deixar velas, revistas, adereços e etc, etc, etc, se você nunca vai usar tudo isso? Não há necessidade de criar uma bagunça. O senso de utilização é muito importante para começar a se auto-entender.

Senso de ordenação

Esse tópico é quase uma sequência do senso de utilização. Mas, nesse caso, você vai deixar sempre à mão o que mais utilizar com frequência. Por exemplo, na cozinha, qual é o item que você mais utiliza? Quais os temperos mais frequentes usados por você? Coloque esses itens na frente e como prioridade. De que adianta colocar aquela pimenta linda, com  uma bela embalagem no balcão, se você a usa uma vez a cada 2 meses? Isso dificulta na hora que você precisa pegar um item rotineiro. E isso cabe para todos os cômodos, não só na cozinha.

Senso de limpeza

Aqui não tem muito a ver com faxina. Se dá mais pelo desapego que você precisa ter com itens desnecessários e que você não usa mais, como aquelas blusas que estão socadas no seu armário há dois anos, ou aqueles arranjos de flores que estão jogados atrás do sofá, ou aquela toalha de mesa suja… Tenha senso para descartar o que não é mais necessário. Isso ajuda a manter uma casa mais organizada.

Senso de saúde

Esse tópico aqui é uma beleza para quem gosta de tudo organizadinho. Essa parte da técnica tem por parte arrumar tudo por cor, modelo, tamanho, necessidade, utilização, letra alfabética… Enfim, criar pontos que facilitem o seu dia a dia. Mas você tem que manter essa organização. Nada de fazer uma vez e na outra semana já estar tudo bagunçado.

Senso de auto-disciplina

Pegando o finalzinho do outro tópico, podemos falar nesse aqui. De que adianta seguir todos os outros S e se perder na próxima semana e voltar a ser desorganizado e perdido? Ter disciplina para manter essa arrumação, na verdade, é a parte mais importante de tudo!

 

Fonte: ImovelWeb

 

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts