Saiba como organizar suas finanças pessoais

Comentários ( 0 )

Organizar seu dinheiro é a melhor maneira de comprar a casa própria. Veja como gerenciar suas finanças

Como está sua conta bancária? Tem dinheiro suficiente para comprar a casa dos seus sonhos? Se a resposta é não, está na hora de começar a organizar suas finanças pessoais.

Já foi comprovado que dívidas podem comprometer a saúde emocional, além de afetar na produtividade do trabalho e gerar problemas no ambiente familiar. Por isso, é importante aprender a gerenciar seu dinheiro para não correr o risco de se endividar. Aqui vão algumas dicas:

Crie sua planilha

Coloque todos os gastos, receitas e investimentos, mantendo-a atualizada sempre. Divida entre gastos fixos (água, luz, telefone, etc.) e variáveis (restaurantes, estacionamento, roupas, etc).

Se não gosta de planilhas, existe muitos aplicativos para celular que também é possível guardar seus gastos e analisá-los.

Faça uma lista de prioridades

Faça uma lista com as despesas de cada mês e depois elimine o que não é essencial. Veja tudo que é prioridade e o que pode ser evitado/adiado, como compras de roupas ou idas ao restaurante. O objetivo é reduzir os gastos desnecessários.

Inicie um planejamento para seu sonho

Calcule quanto você vai gastar para realizar seu objetivo. Seja qual for sua escolha, um carro, uma viagem, um apartamento oucasa nova é importante reorganizar seu orçamento, fazer uma poupança e saber quanto tempo demorará para alcançá-la.

Dívidas: não empurre com a barriga

Defina um prazo para pagar tudo o que está devendo. Além disso, evite novas dívidas como cartão de crédito, mesmo depois de tudo quitado. Não caia em tentação, mantenha a disciplina e organize-se.

Quando estiver preparado (a), invista!

Depois que tiver com as contas em dia e sem dívidas pendentes, uma boa dica é aprender a investir. São muitas opções de investimentos, entre elas estão LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e LCI (Letra de Crédito Imobiliário). Busque um de acordo com seu perfil.

Fonte: ImovelWeb

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts