6 plantas que florescem no outono para cultivar em casa

Comentários ( 0 )

 

Clima do Brasil favorece a manutenção de diversas espécies, mas algumas exigem mais cuidados — enquanto outras florescem justamente nesta época do ano! Confira a lista

Já virou até música: o outono é sempre igual, as folhas caem no quintal, certo? Mas você sabia que existem algumas espécies que se desenvolvem melhor e até florescem nesta estação?

Pois é! Na verdade, como o Brasil é um país do Hemisfério Sul onde as estações do ano não são tão bem definidas assim, muitas plantinhas não sentem tanto esta diferença: isso significa que talvez você sequer tenha problemas para continuar cultivando suas espécies nesta estação, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Já para as regiões Sul e Sudeste, a recomendação é seguir alguns cuidados gerais que abordaremos a seguir. E, se você ainda quiser expandir o verde no seu lar durante o período, listamos aqui seis espécies para cultivar no outono! Vamos lá?

Cuidados no outono:

O outono é o meio termo entre a estação mais quente e a mais fria. É neste período, portanto, que as plantas se preparam para a chegada do inverno. “Algumas características típicas do outono incluem redução das temperaturas, redução da duração do dia, redução da incidência de raios solares, e menor disponibilidade de água das chuvas”, explica o botânico Samuel Gonçalves, à frente do canal no Youtube “Um Botânico no Apartamento” e também do perfil no Instagram de mesmo nome. “[Portanto] Não é a melhor hora para se fazer mudas, nem germinação de sementes da maioria das plantas. Realmente a maioria das espécies entra em dormência agora”.

Apesar de a maioria das plantas não sofrer tantas alterações devido às condições climáticas do Brasil, o recomendado, em geral, é regar um pouco menos — já que as baixas temperaturas farão com que a água permaneça mais tempo no solo antes de evaporar.

“Além disso, obviamente, plantas que florescem na primavera não devem ser adubadas para florescimento agora e os cuidados básicos de controle de pragas e doenças devem permanecer para todas as plantas, como a retirada de folhas velhas, amareladas, e danificadas”, continua Samuel. “Contra fungos nas folhas, o uso mensal de fungicida à base de sulfato de cobre (como a calda bordalesa) é essencial. Para plantas que florescem nesse período é essencial adubar mensalmente com adubos líquidos NPK 4-14-8, ricos em fósforo. Para folhagens em geral, mantenha a adubação mensal normalmente até o fim do outono, com NPK líquido 10-10-10”.

“O cuidado básico é diminuir as regas, e também é preciso observar se a planta (caso ela seja de sol pleno) está ficando mais tempo na sombra, já que o sol muda de posição”, aconselha a paisagista Nãna Guimarães. “[O principal] é respeitar mesmo o momento da planta de dormência e não ficar insistindo na floração. E, claro, fazer a limpeza da espécie é essencial: elimine flores murchas e galhos secos, porque a planta precisa guardar energia nesse momento para quando entrarmos no verão e na primavera ela ter uma reserva energética para dar flores novas.”

Quais plantas exigem mais cuidado nesta estação?

De maneira geral, plantas mais sensíveis às regas precisam de uma atenção maior, para evitar água em excesso e apodrecimento do caule e raízes. “As suculentas, por exemplo, vão começar a entrar no estágio de dormência. Reduza a intensidade das regas, adube menos e evite fazer mudas. Claro que sempre há exceções, como as do gênero Aeonium, que são superativas exatamente nessa época do ano,”, comenta o biólogo Samuel.

Espécies para cultivar no outono:

1. Amarilis brasileira

“Nativa do Brasil, essa uma linda planta possui folhas verde escuras e uma linha branca no centro. Dá lindas flores rosadas com desenhos de rede. O mais impressionante é que é uma planta que dá flor dentro de casa ou apartamento, ou seja, floresce mesmo sem sol. Simplesmente lindíssima!”, recomenda Samuel.

2. Camellia japonica

A espécie de camélia, bastante resistente e versátil, é a dica da paisagista Nãna Guimarães. “É uma planta que dá rosas lindas e perfumadas, e que pode ser usada também no paisagismo, em canteiros. A camellia japonica pode ser branca ou rosada, e tem um perfume delicioso. Pode ser usada como cerca-viva ou em vasos também, dando flores lindíssimas nessa época”, diz a paisagista.

3. Flor-de-maio ou schlumbergera

“Como o próprio nome popular já indica, essa planta floresce em maio, um dos meses do outono. Inacreditavelmente ela é um cacto, mas sem espinhos. Todas as partes que ficam para fora do substrato são caules achatados e não folhas, como muitas pessoas pensam. E a partir de maio, geralmente, se enchem de flores muito exóticas, que podem ser brancas, rosadas, alaranjadas, avermelhadas, salmão, etc. Elas são epífitas nativas de matas úmidas. Portanto, mantenha essas condições, com umidade em seus caules, mas deixe secar o substrato entre as regas. Ah!, e são cactos de sombra. Nada de colocar sua flor-de-maio no sol forte. Apenas aquele fraquinho da manhã ou do fim da tarde”, afirma o botânico Samuel Gonçalves.

4. Cipó-de-são-joão

A paisagista Nãna Guimarães recomenda também investir em espécies de trepadeiras nesta época do ano. “Recomendo espécies como o clerodendro, que pode ser usado em pergolados e em cerca-viva. Temos também o cipó-de-são-joão, que é uma trepadeira mais comum, e nessa época dá flores maravilhosas, além de atrair pássaros e beija-flores”, diz.

5. Suculentas do gênero Aeonium

A recomendação é do botânico Samuel Gonçalves. “Essas lindas suculentas são ‘diferentonas’ porque são do contra, ou seja, enquanto a maioria das plantas está adormecendo, elas estão ficando vigorosas. São supercoloridas, apreciam umidade nas folhas (no outono e inverno) e crescem muito nas estações mais frescas do ano. São realmente lindas rosetas de folhas muito lindas, do verde ao avermelhado até o quase preto. Formam pequenas arvoretas com grupos de folhas nas pontas. Lindas demais!”

Fonte: Casa Vogue

 

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts