Manutenção preventiva e corretiva de elevadores

Comentários ( 0 )

A manutenção preventiva e corretiva de elevadores é fundamental para o seu funcionamento adequado.

 

Mas muitas vezes saber qual a diferença entre os tipos de manutenção nos elevadores é algo que pode gerar muitas dúvidas.

Por isso irei te explicar qual a diferença entre a manutenção preventiva de elevadores e a manutenção corretiva de elevadores.

Mostro também quais as vantagens da manutenção preventiva de elevadores, vamos lá!

Manutenção preventiva dos elevadores

A manutenção preventiva dos elevadores é toda a ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho dos componentes do elevador.

A manutenção preventiva dos elevadores é realizada mensalmente por um técnico em elevadores e é obrigatória para todos os elevadores não unifamiliares.

Na manutenção preventiva dos elevadores, realizada pelo técnico em elevadores, uma série de requisitos devem ser seguidos para que o elevador tenha uma excelente performance e uma elevada vida útil dos componentes.

Se você quiser saber mais sobre o plano de manutenção preventiva que deve ser realizado no seu elevador, não deixe de ver o material que preparei:

Manutenção corretiva dos elevadores

A manutenção corretiva dos elevadores é definida como sendo qualquer manutenção realizada com o objetivo de restaurar as condições iniciais e ideais de operação dos componentes do elevador, eliminando as fontes de falhas que possam existir.

Dependendo do contexto, a manutenção corretiva pode ocorrer em duas situações distintas: devido a uma avaria inesperada e não planejada que tenha ocorrido, como por exemplo a quebra de um redutor ou a troca de uma plana queimada no quadro de comando do elevador.

A manutenção corretiva tende a ser mais frequente em elevadores com um serviço de manutenção preventiva ruim. Assim, peças que poderiam ter uma vida útil longa precisam ser substituídas, já que não foram bem lubrificadas, ajustadas ou até mesmo limpas, por exemplo.

Importância da manutenção preventiva dos elevadores

As principais razões de se ter uma manutenção preventiva dos elevadores está relacionada a sua performance, aos custos e a segurança do elevador.

Mantém os custos de reparo baixos

Assim como o serviço regular e as trocas de óleo para o seu carro o ajudarão a ter uma vida mais longa, a manutenção preventiva dos elevadores também fará com que o seu elevador funcione sem problemas.

Sem manutenção preventiva adequada e de rotina, os reparos dispendiosos continuarão atrapalhando seu orçamento – custos que você nunca planejou.

O serviço de rotina também contribui para a longa vida útil do próprio elevador, permitindo que você desfrute de um desempenho mais sustentado ao longo dos anos.

Maiores números de paradas do elevador por falhas nos componentes

Além desses custos extras, o seu elevador sofrerá desligamentos mais frequentes devido a chamadas de serviço, incomodando ainda mais seus inquilinos, clientes e moradores.

Quando o elevador é desligado regularmente para manutenção corretiva, isso pode provocar irritação e insatisfação, causando mais dores de cabeça.

Mas não é apenas um inconveniente que está em jogo aqui.

O nível de produtividade das pessoas que trabalham em um prédio comercial, uma vez que são forçados a esperar por um elevador alternativo ou subir as escadas, é um gasto oculto que você provavelmente nunca previu.

Isso certamente não é um efeito imediato de curto prazo, mas seus efeitos a longo prazo não serão menos prejudiciais.

Risco de falhas e acidentes

A última coisa que você quer como dono de um elevador é colocar seus passageiros em risco. Quando você falha em fazer manutenção preventiva regular, aumenta as chances de algo dar errado.

As pessoas podem se machucar ou até mesmo morrer.

Tome as portas do elevador, por exemplo.

Estas são as partes mais usadas e maltratadas de um edifício.

Não só abrem e fecham todas as vezes que chegam ao andar, como as pessoas tendem a forçá-las a abrir, chutá-las e apoiá-las quando precisam colocar objetos grandes na cabine.

Se a manutenção preventiva dos elevadores não estiver de acordo, a chance de acontecer uma falha nas portas e alguma pessoa se machucar aumentam consideravelmente.

Quais as vantagens de uma boa manutenção preventiva dos elevadores?

Os elevadores que funcionam bem não apenas aumentam a eficiência no local de trabalho e melhoram a comercialização de sua propriedade comercial, mas também podem ajudá-lo a manter os inquilinos e aumentar as taxas de aluguel.

Como avaliar se a manutenção de elevadores foi realizada de acordo?

Nesse texto te mostrei o que é a manutenção preventiva e corretiva de elevadores e qual a sua importância.

Para um edifício é fundamental que a manutenção preventiva dos elevadores seja bem executada, assim garante-se uma ótima performance, com máxima segurança e os menores custos possíveis.

O que, infelizmente, chega a ser quase um sonho no nosso mercado de elevadores.

Fonte: Meu Elevador

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts