Brigadas de incêndio em condomínios residenciais são obrigatórias

Comentários ( 0 )

Brigadas de incêndio em condomínios residenciais são obrigatórias. Fique atento, pois elas podem salvar vidas.

Talvez você não saiba, mas desde 2011, no estado do Paraná, tornou-se obrigatória a presença de brigadistas de incêndio em condomínios residenciais e comerciais. Embora seja lei, a maioria dos condomínios não está em conformidade com a legislação. Isso acontece porque as vistorias são feitas somente mediante solicitação do condomínio. Nos empreendimentos novos, para receber a certificação do habite-se, é exigido o laudo de aprovação do Corpo de Bombeiros. Porém, nos prédios já existentes, não existe nada que obrigue os síndicos a seguir a legislação. Isso fica por conta do condomínio.

Equipe brigadista é a primeira a efetuar os primeiros socorros até a chegada do Corpo de Bombeiros

O que é lamentável, já que uma das funções da equipe brigadista é efetuar os primeiros socorros até a chegada do Corpo de Bombeiros. Na brigada, o total de integrantes depende do tamanho e do número de moradores no prédio. Em condomínios residenciais, todos os funcionários devem receber o curso de brigadista. Já em condomínios comerciais o número varia conforme a área de atuação da empresa.

O treinamento para a brigada de incêndio é ministrado em um único dia, por um período de 3 a 4 horas. Na oportunidade síndico, funcionários e moradores podem participar. Eles aprendem, em testes simulados, a agir em casos de explosão, vazamentos de gás. Além de manusear extintores e mangueiras, incêndios e outros tipos de acidentes, evitando tragédias maiores.

Um exemplo da importância do curso de brigadista é para o uso correto dos extintores

Embora muitos não saibam, são vários os modelos de extintor, indicados para cada tipo de ocorrência. Se você utilizar, por exemplo, um extintor de água pressurizada, classe A, indicada para materiais sólidos como madeiras, em produtos tecnológicos, você pode piorar a situação e causar um curto circuito. Nesse caso, o recomendável é que se use o extintor da classe C.

Em Curitiba, o Secovi-PR, por meio da Universidade Livre do Mercado Imobiliário e Condominial (Unihab), disponibiliza esse tipo de curso, assim como diversas empresas especializadas em segurança. Mais do que uma medida de segurança, ter pessoas corretamente treinadas para agir em situações de risco pode salvar vidas. E lembre-se: as brigadas de incêndio em condomínios residências são obrigatórias.

Por: Guilherme de Paula Pires | Redação Viva o Condomínio | https://vivaocondominio.com.br/

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts