Administradora orienta sobre o destino do lixo doméstico

Comentários ( 0 )

Em 2010 foi criada a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que sugere hábitos de consumo sustentáveis e proporciona incentivos à reciclagem, ao reaproveitamento e à consciência ambiental. No entanto, a regra não é cumprida, o que agrava o dado da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), sobre o aumento do volume do lixo produzido no país, que foi de 21% na última década.

Para o diretor de Condomínios de Guarida Imóveis, Newton Nunes, uma das soluções para o problema está na conscientização das pessoas quanto à responsabilidade nesse processo de descartar corretamente seu lixo. ‘É preciso informar, orientar e fazer com que todos compreendam a importância disso. As escolas, empresas e os condomínios podem auxiliar de diversas formas como a divulgação de cartazes informativos, palestras e visitas aos centros de reciclagem’, disse. Para ele, ações simples podem reduzir os riscos do lixo descartado incorretamente.

Alimentos

O mais indicado ainda é a compostagem, que atualmente pode ser feita tanto em casas quanto em apartamentos. ‘Cascas de frutas e talos de verduras, por exemplo, são ideais para esse processo. Na internet é possível encontrar diversas formas de realizar a compostagem’, explica. Nunes indica, ainda, que já existem composteiras onde é possível colocar além de frutas, verduras, legume e, sementes, também as sobras de alimentos, gravetos, papelão, papel jornal, entre outros.

Vidros

Difíceis de descartar, os vidros podem machucar quem realiza o trabalho do recolhimento. ‘É necessário proteger esses profissionais com atitudes simples como enrolar o material em jornais, o que evita que eles se cortem’, sugeriu.

Metais

Poucos sabem, mas o Brasil lidera a lista de reciclagem de latas de alumínio no mundo. Além delas, tampas de embalagens e latas de produtos alimentícios também podem ser recicladas.

Papeis

Papelão, caixas de papel, jornais, revistas, livros e outros materiais desse tipo podem ser reciclados.

Pilhas e baterias

Esse material é tóxico (chumbo, cádmio, mercúrio), pois quando descartado em lixões libera componentes tóxicos que contaminam a terra, a água, prejudicando planetas e animais. ‘Nesse caso, a solução é simples. Basta buscar um posto de coleta (supermercados e lojas, por exemplo) e levar as pilhas e baterias para o descarte. A partir disso, será dado o destino com menor impacto ambiental possível’, revela Newton.

Fonte: http://www.investimentosenoticias.com.br/

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts