Vai decorar o primeiro apartamento? Nós ajudamos!

Comentários ( 0 )

Algumas dicas podem deixar sua casa linda sem necessidade de gastos excessivos

Enfim, você conquistou o tão sonhado lar. Mas não é só entrar e morar: a compra de um imóvel, por mais suada que seja, é o primeiro passo para ter o seu próprio cantinho. Mesmo que seja novo, ele chega frio, sem graça. E precisa estar do jeito que você gosta, aconchegante, personalizado.

A arquiteta Cátia Ferreira diz que o primeiro passo para quem vai decorar é definir os ambientes, o que fazer em cada um dos cômodos. Depois disso, começar com as maiores partes, escolhendo móveis planejados, como armários embutidos de cozinha e quartos, por exemplo.

(Foto: Shutterstock)

“Entre as ações que podem ser feitas sem gerar uma grande obra e que ajudam bastante na decoração estão os revestimentos em 3D, que podem ser cerâmicos ou em gesso. Com uma iluminação indireta, dá um efeito de luz e sombra interessante”, diz a arquiteta.

Revestimento com 3D (Foto: Shutterstock)

Cátia explica que a divisão de ambientes com gesso drywall, criando nichos, também é interessante. Segundo ela, o investimento compensa, a instalação é fácil e rápida e o efeito decorativo muito grande. “E não se pode esquecer dos acabamentos, como papel de parede e um tecido bacana nas cortinas, isso é aconchego”.

Quadros e plantas

Aquele grande quadro preenchendo a parede atrás do sofá ainda vale, porém, a arquiteta diz que atualmente os mais usados são quadros pequenos agrupados. “Uma maneira bem moderna é uma ripa de madeira na parede e os quadros pequenos sobre ela na posição horizontal”.

Quadros e plantas (Foto: Shutterstock)

Já a plantas, diz a profissional, são sempre bem-vindas porque dão vida aos ambientes. “Se forem naturais, é preciso ver a luz e sombra mais adequadas. No caso de artificiais, pode até fazer uma parede verde, fica muito bom”.

Plantas em casa (Foto: Shutterstock)

Adesivos

A designer de interiores Tássia Pereira, do escritório TT Interiores, explica que os adesivos autocolantes são uma opção bonita e barata para serem usados em qualquer parede da casa.

Parede com adesivo (Foto: Shutterstock)

“Há hoje em dia mosaicos de madeira fabricados com fitas adesivas, que o próprio morador pode aplicar e personalizar o ambiente. Eles ficam lindos como destaque de uma parede. Outra dica são os revestimentos feitos de poliestireno que são fixados com silicone”, explica ela.

Em alta na decoração, os pallets são versáteis e podem ser usados de diferentes formas, seja como estante, mesas, camas ou sofás. “O pallet é bem resistente, por isso pode ser bem aproveitado na decoração. O legal dele é que você pode personaliza-lo à sua maneira, criando objetos e móveis”, indica a designer de interiores.

Efeitos diferentes de pintura fazem toda a diferença na decoração. Pintar as paredes com cores distintas, ou mesmo fazer desenhos com a tinta, deixam o ambiente personalizado. “Além das tintas tradicionais, com diferentes cores, há no mercado produtos para dar toque de cimento queimado na parede e já vêm prontos, basta aplicar”.

(Foto: Shutterstock)

Fonte: https://revista.zapimoveis.com.br

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts