Veja dicas para tornar sua casa em um ambiente fresco no verão

Comentários ( 0 )

Arquitetura e decoração podem ser adaptadas para evitar o calor extremo


Ter um pé direito alto é uma das dicas para minimizar o calor dentro de casa (Foto: Shutterstock)

A estação mais quente do ano já está a todo vapor. Como a tendência é que tenhamos verões cada vez mais rigorosos a cada ano que passa, a dica para quem está reformando ou construindo é investir em alternativas arquitetônicas que minimizem o calor e que deixem o ambiente fresco.

“Algumas ações podem ajudar, como aumento do pé direito, posição das janelas – se elas estiverem ao sul, receberão sol somente na parte da manhã – e ventilação cruzada, para renovação do ar”, comenta a arquiteta Estela Netto.


Quanto mais claro o telhado, menos calor em casa (Foto: Shutterstock)

O telhado também merece uma atenção especial. A arquiteta explica que quanto mais escuro for o telhado, mais quente será a casa. Além disso, os telhados brancos podem reduzir o uso de energia no verão entre 10% até 40%. Eles refletem 90% da luz solar, tornando as casas mais agradáveis.

As telhas metálicas, de zinco e amianto, também devem ser evitadas porque aquecem com muita facilidade. No caso de lajes planas é interessante associá-la aos telhados sanduíche, verdes ou argila expandida”, acrescenta Estela.

O arquiteto Cioli Stancioli destaca outros elementos que podem ser grandes aliados para deixar as residências mais frescas. “O cobogó é um excelente recurso para se usar com esse objetivo, pois faz o fechamento de algumas áreas conservando a vista e a ventilação. O piso cimentício e de ladrilho hidráulicos, além de esteticamente belos, são os mais frescos de pisar, por isso também são indicados”, explica Cioli.


Ladrilho hidráulico é um bom piso para pisar por ser fresco (Foto: Daniel Mansur)

Outras escolhas simples na decoração de interiores também podem contribuir para um ambiente mais fresco durante o verão. A arquiteta Carmen Calixto diz que deve-se evitar tapetes muito felpudos e dar preferência aos estofados em tecidos naturais como o linho, por exemplo.

As lâmpadas também podem dar uma forcinha para ambientes menos quentes. “Devemos evitar também o uso de lâmpadas dicroicas, incandescentes e halógenas, pois elas produzem calor. É importante dar preferência para lâmpadas em LED ou frias”, afirma Carmen.

O piso também pode influenciar e muito na sensação térmica. “Elementos como carpete devem ser evitados. O ideal é investir em pedras como granito e mármore. Essas pedras são frias e não absorvem as temperaturas quentes, tornando o local mais agradável”, explica Estela.

Para quem não pode investir em pedras, Carmen traz outras dicas. “Porcelanatos e cerâmicas também deixam a casa mais fresca que os pisos em madeira”, encerra.


O porcelanato é um piso que ajuda a diminuir o calor dentro de casa (Foto: Shutterstock)

Fonte: https://revista.zapimoveis.com.br

 

 

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts