Como montar um minibar em casa

Comentários ( 0 )

Veja dicas de décor e bebidas para receber os amigos com classe

Você se lembra qual era a moda de bares caseiros nos anos 90? Balcões realmente enormes e cheios de prateleiras e compartimentos para bebidas, taças e utensílios. Hoje, com a diminuição dos espaços internos, os bares se tornaram muito mais compactos, mas ao mesmo tempo mais práticos e bonitos. E o melhor é que eles não demandam um grande espaço, nem um móvel específico para isso. Saiba como montar um minibar em casa e receba os amigos com muito mais classe.

Segundo a arquiteta Natália Salla, qualquer espacinho vago pode receber um minibar: “bancadas americanas podem ter um espaço reservado para esse uso, assim como aparadores ou móveis de televisão. Se tiver alguma parede vazia, é possível instalar uma pequena prateleira ou alguns nichos e organizar as bebidas por ali. Outra opção, que tem sido bastante utilizada, são os bares embutidos, onde com 1m² de parede ou armário já é possível organizar as bebida”, explica.

 

Vale dizer que, para colocar as bebidas, você não precisa pensar necessariamente em ter um carrinho ou um móvel já projetado para isso. É possível fazer um minibar até em uma bandeja e posicioná-la em cima de um rack, uma estante ou mesmo de um frigobar.

Natália também deixa claro que a localização do bar deve ser bem pensada, já que sua utilização é voltada para quando você recebe amigos em casa ou para relaxar após um dia cheio de trabalho. Então, o ideal é que ele se mantenha em um ambiente social da casa, como a sala ou o terraço/varanda.

 

Ainda no quesito decoração, é preciso encarar o minibar como um parte decorativa do ambiente, então você pode manter à mostra itens que expressem a personalidade de quem mora na casa, como livros sobre drinks, alguma recordação de viagem, quadros que remetam ao tema ou o que mais a sua criatividade mandar.

“Uma coleção de copinhos em estampas diferentes e até mesmo uma luminária de neon auxiliam na caracterização do bar, uma vez que trazem a atmosfera mais lúdica e descontraída tão comum e desejada nesses ambientes”, são as sugestões de Natália.

 

Já quando o assunto são as bebidas, muitas dúvidas sobre os itens indispensáveis para o seu bar podem surgir. Murilo Vargas, gerente do The Clock Rock Bar, explica que ante de mais nada, existem três tipos de bebidas que não podem faltam.

“Todo bar, por mais homemade que seja, precisa de vodka, gin e rum. Essa tríplice, agregada a sucos, licores e softdrinks, já dá um grande leque de opções de coquetéis clássicos e também contemporâneos. Não precisa ser um bartender para aplicar algumas técnicas de coquetelaria para agradar os convidados e familiares com um bom coquetel, é possível impressionar facilmente com um truque ou outro”.

 

Além disso, a cachaça também é uma pedida certeira para ter no bar da sua casa, já que quase não há brasileiros que resistam a uma boa caipirinha. Mas, se você e seus amigos são do “time dos shots”, aposte em ter garrafas de tequila, whisky e cognac em seu acervo.

Por fim, adquira itens que possam auxiliar no preparo dos drinks, afinal, um bar não requer apenas bebidas ou uma estética que agregue à decoração, ele precisa ser funcional. “Coqueteleira, balde e pegador de gelo, macerador de frutas, faca, tábua de corte, dosador, e claro, copos”, são as dicas de Murilo para deixar o seu bar completo.

Fonte: ZAP em Casa

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts