3 dicas antes de alugar um apartamento

Comentários ( 0 )

Se você pretende se mudar para um apartamento alugado em breve, fique atento às dicas para fazer a escolha certa

Antes de alugar um apartamento é preciso que você faça alguma pesquisa para identificar as melhores opções que atendam as necessidades que você tem. É preciso ver com calma, tirar o máximo de informações que puder e, apenas depois desse passo, ir conhecer o apartamento.

Para não cair em nenhuma cilada, é importante que você se atente também a detalhes de fora do apartamento a ser alugado. Quando for até a residência, observe como se parece o bairro onde ele fica, se há condições de energia, higiene e limpeza dos vizinhos, barulho exagerado e outros pontos que podem ser um incômodo após a sua mudança. Esse tipo de precaução pode evitar que você venha a descobrir pontos negativos apenas após se mudar.

Após a escolha do lugar, é importante que você realize a conferência de outros processos mais burocráticos e vistoria do imóvel em si.

Vistoria: como checar os pontos importantes do imóvel que deseja alugar

Uma vistoria pode te ajudar a identificar possíveis falhas no apartamento, como problemas de infiltração, encanamento e fiação elétrica. Todos esses pontos são de extrema importância para garantir que você possa morar com conforto desde o primeiro momento, sem a necessidade de fazer reparos antes de se mudar. Caso reparos sejam necessários é preciso que o locador do imóvel te avise sobre eles e que vocês combinem como ficará a situação nesse caso. Esse tipo de reparo, geralmente, é feito pelo dono do imóvel, que está fazendo a locação, pois é preciso que o mesmo entregue a propriedade em boas condições para a moradia. Cuidados como estes garantem que a decisão de alugar o imóvel aconteça mais rápido e isso é um ponto positivo para ambas as partes.

A pintura é também um dos pontos que deve ser observado no momento da vistoria do imóvel. É preciso verificar e garantir que não há manchas de infiltração ou sujeira nas paredes, mofo ou descascamento da tinta. Caso encontre alguma imperfeição nesse ponto, você deve conversar com o locador do imóvel e pedir um reparo se for realmente fechar com ele. Lembre-se que é um dever dele manter tudo em ordem para o futuro locatário.

IPTU, condomínio e outras taxas: fique atento para não ter surpresas

Você deve conhecer todas as taxas, valores e impostos que são pagos por esse imóvel e confirmar se toda a questão burocrática está em dia. Isso te poupará de ter dores de cabeça futuras com questões que envolvem contratos e gastos inesperados. Além do aluguel, é preciso lembrar-se de que há o pagamento mensal de condomínio e pode haver a quitação anual de IPTU, desde que declarada em contrato no momento do fechamento do negócio com o locatário. Se não houver nenhum tipo de documento formalizando esse acordo, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deve ser pago pelo dono do imóvel, que efetuou a locação do apartamento. Atente-se a esse detalhe quando for assinar contrato e deixe clara essa questão antes de pegar as chaves.

Localização: conheça o que há nos arredores e os serviços disponíveis na região

Outro ponto importante ao avaliar a área externa, onde fica localizado o apartamento que você deseja alugar são questões como sinal de telefone, além da disponibilidade para instalação de serviços como internet ou TV a cabo, caso seja do seu interesse. Alguns tipos de conexões como a rede de fibra ótica para internet, por exemplo, não estão disponíveis em todas as localidades na cidade. Caso você trabalhe ou necessite de uma conexão mais potente, providencie novas opções que atendam a região.

Se você tiver disponibilidade, não deixe de dar uma volta nas redondezas ao ir conhecer o imóvel. Dessa forma você consegue entender o que existe nas proximidades, como hospitais, prontos socorros ou postos de saúde, bancos e supermercados, escolas e pontos de ônibus, entre outros. Assim, você consegue ir se habituando ao bairro onde fica localizado o imóvel.

Agora você está pronto para olhar novas opções de apartamentos para alugar e sabe como identificar o que deve ser observado sem falta para garantir o seu conforto ao se mudar para um outro imóvel. Anote as dicas e não deixe de conferir cada um dos pontos mencionados antes de fechar o seu negócio. Tire todas as dúvidas que tiver e questione o seu locador sempre que notar alguma irregularidade. Atentar-se a esses pontos desde o começo, evita que você tenha decepções futuras com problemas no apartamento ou até mesmo caia em ciladas.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts