9 ideias para organizar a despensa

Comentários ( 0 )

A falta de espaço faz com que as pessoas se deparem com certa dificuldade de se encontrar nos armários e despensas

Uma despensa bem organizada, pode nos ajudar em fatores muito importantes como na otimização do espaço e na diminuição do desperdício (afinal, conseguimos visualizar exatamente o que temos em casa e aquilo que precisamos realmente comprar). Além disso, garante que nada fique perdido nos armários e nem que se perca tempo procurando onde está aquele tempero que queremos urgente para usar no jantar. A organização também influencia diretamente na conservação dos alimentos. Confira as dicas que preparamos para você organizar a sua despensa:

1 – Tire tudo dos armários

No primeiro momento é importante retirar tudo que se tem nos armários, verificar as datas de validade, se tem alimentos vencidos, já jogue-os fora! Será necessária também uma limpeza geral, em caso da presença de larvas é importante utilizar materiais que façam a esterilização do ambiente (álcool, vinagre e outros), para que assim seja evitado uma nova proliferação.

2 – Dividir e organizar

É importante que a despensa esteja organizada por categorias, e a utilização de potes facilita bastante esta divisão, pois eles vão permitir uma melhor ocupação do espaço e também te permitirão segmentar os itens. E assim, com o tempo a organização fluirá de maneira quase automática. O modo como irá segmentar ou categorizar os itens não difere, pode ser, por exemplo, por itens de acordo com a refeição: a parte de cima fica os itens relacionados a café da manhã e lanche, no meio e embaixo as coisas relacionadas ao almoço e jantar. O interessante é que ao criar essa categorização até mesmo quem não está acostumado com a sua despensa irá intuitivamente seguir o padrão e guardar as coisas no lugar certo.

Itens pequenos como caixinhas de gelatina, temperos e outros devem ser guardados em uma caixa maior. Todos devem ser agrupados em uma caixa ou recipiente exclusivos para produtos do mesmo tipo, uma caixa só para temperos, outra só para gelatinas e assim por diante. Desta forma a despensa fica mais organizada, facilitando a localização em caso de eventual necessidade.

3 – Organizadores

É importante que alguns itens da despensa sejam sempre guardados em potes de vidro fechados, após abertos. Itens como: biscoito, arroz e feijão são conservados por muito mais tempo se armazenados nesses recipientes. Sempre que possível, anote a data de validade nos potes, ou até mesmo utilize adesivos para que se mantenha um controle daquilo que deve ser consumido com certa urgência.

Outro item que pode ser muito utilizado para a organização de despensas são as cestas, as quais podem ser de palha, plástico ou até mesmo coloridas, assim facilita a organização dos itens. Recipientes maiores facilitam a rotina por agrupar uma quantidade grande de itens que poderiam ficar espalhados com facilidade numa despensa desorganizada, como pacotes fechados de biscoito, salgadinhos, latas de milho, ervilha e outras.

4 – Produtos novos

A cada nova compra é importante que os produtos que já estavam na despensa tenham prioridade no consumo, para que assim não se tenha o risco de que estraguem ou ultrapassem a validade. Assim segue a regra, os que entraram primeiro, são consumidos primeiro. Importante também para os produtos que não serão retirados da embalagem e irão das compras direto para despensa, é que sejam limpos antes de guardá-los.

Alimentos como enlatados, achocolatados e cereais, geralmente mantemos em suas embalagens originais. Então antes de guarda-los, é bom limpar usando um pano com álcool, para retirar poeira e possíveis sujeiras que tenham ficado grudados neles devido o tempo em exposição no supermercado, bem como em qualquer etapa do transporte do produto.

5 – Rótulos

Pode parecer simples, mas é muito importante que os produtos sejam guardados com o rótulo para frente, isso torna mais ágil o cotidiano e também o controle das datas de vencimento. Desse modo facilita para quem cozinha, melhora a identificação dos produtos e ajuda a visualizar rapidamente se tem algo em falta. Assim como ocorre nas prateleiras dos supermercados, tudo que tem disponível para compra, neste caso utilização, está exposto de maneira clara, para que você pegue rapidamente e otimize seu tempo.

É importante guardar desta forma e manter o padrão da organização para garantir a agilidade nas suas ações domésticas diárias.

6 – Localização

Alguns produtos devem ficar em locais frescos, sem exposição ao calor e ao sol. Então é importante que a despensa esteja localizada longe de fornos, fogões ou outras fontes de calor, para que assim alimentos como os enlatados não corram risco de estragar.

7 – Alimentos frequentes

Os alimentos que são utilizados com maior frequência, devem ser colocados em posição estratégica, em pontos de acesso fácil e rápida visualização. Isso também evita a desorganização dos demais de consumo menos frequente.

8 – Prateleiras profundas

Se possuir uma despensa com prateleiras profundas ajuda bastante, pois pode colocar os alimentos menos consumidos ou os novos mais ao fundo e assim evitar que sejam consumidos a frente dos que estão a mais tempo na despensa, que certamente tem data de validade mais próxima que os demais.

9 – Listas de compras

A utilização da lista de compras é muito importante para manter a despensa sempre bem organizada, afinal com a lista correta, você sempre irá comprar a quantidade ideal e realmente necessária de cada item. Essa lista deve estar afixada na cozinha, próximo ao local onde ficam guardados os alimentos, pois assim você pode mantê-la organizada conforme os ingredientes forem acabando ou sendo utilizados. Em geral, quem administra a casa ou a cozinha acaba tendo um maior controle sobre estas informações e sabe o que é mais ou menos consumido durante a semana, bem como as marcas e quantidades que são utilizadas.

Fonte: Imovelweb

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts