Ideias para decoração de quarto infantil

Comentários ( 0 )

Use a criatividade e diversão na decoração de quartos infantis!

A decoração de quarto infantil é sempre uma tarefa divertida, ainda mais se os pequenos já tiverem idade suficiente para participar e deixar o ambiente ainda mais personalizado.

Assim como toda decoração de qualquer outro ambiente da sua casa, será necessária uma dose de tempo e paciência para deixar tudo do jeitinho que você quiser. Tenha em mente as preferências da criança ou até mesmo chame seus filhos para ajudar nas escolhas principais, como temas, cores e móveis, e sinta-se recompensada com uma tarefa cheia de sorrisos e com um resultado final perfeito garantido.

1 – Descobrir os gostos e sonhos das crianças:

Os pais sempre dão a palavra final, mas deixe espaço para as crianças escolherem e opinarem durante o processo. Como são eles que ficarão presentes na maior parte do tempo no quarto, é importante descobrir para que o cômodo não só fique mais confortável, como também carregue a personalidade da criança.

Só cuidado para não deixar as crianças para decidirem tudo, afinal, elas têm muita imaginação e desejos que nem sempre podem ser cumpridos.

2 – Colocar uma mesa de estudos:

Não deixe de reservar um espaço para os estudos da criança. Dependendo da idade dos pequenos, é difícil criar o hábito ter um espaço apenas para se dedicarem a atividades da escola e estudos.

3 – Iluminação:

Este é um ponto que merece muita atenção. Como se trata de uma decoração de quarto infantil, deixe as cortinas pesadas de lado e opte por aproveitar as mais claras e as que deixam a luz natural entrar com maior facilidade. Quanto mais você usar claridade natural, melhor.

Reserve luminárias ou uma iluminação mais dura para mesa de estudos e trabalhe mais com iluminação indireta no restante do cômodo. É uma ótima pedida.

4 – Cores:

Nesse item, não tem como deixar de fora a opinião e os gostos das crianças. É legal usar esse momento da decoração para deixá-los participarem e ajudarem a escolher toda palheta de cor do cômodo.

Lembre-se que a cor escolhida não é apenas para as paredes, mas sim para todos os detalhes do ambiente! Em quartos infantis, quanto mais vivo e aconchegante, melhor.

5 – Estímulos:

Quando estamos decorando um quarto infantil, dê atenção para itens que podem estimular a curiosidade dele de acordo com a idade.

Para os menores, vale colocar números, letras, nomes de cores e objetos, contribuindo principalmente para aqueles que estão iniciando a aprendizagem. Para os maiores, é legal trabalhar com tintas e telas de aquarela, lousas na parede, luminárias e objetos como globo terrestre e estrelas em neon.

6 – Livros e brinquedos ao alcance:

Tenha cuidado para não colocar brinquedos e livros em prateleiras altas. Como uma forma de também estimular a independência e conhecimento dos pequenos, o ideal é que esses itens fiquem sempre ao alcance das mãos das crianças.

7 – Segurança:

Este é um dos temas mais importante para decorações de quarto de criança, afinal, toda atenção é pouca quando se trata da segurança dos filhos.

Antes de decorar, faça uma vistoria nos principais itens de segurança, se está ok ou se falta alguma coisa e refaça essa vistoria após a montagem dos móveis e objetos decorativos, para que não fique nenhuma peça desmontável ou pontiaguda ao alcance das crianças.

8 – Neutralidade:

Ambientes neutros não tem erro, principalmente se sua intenção é manter a decoração por vários anos ou apenas fazer mudanças ocasionais. Além de econômica, também deixa o espaço aberto para mudanças e novidades no meio do caminho, como uma nova criança.

Essa também é uma ótima opção para irmãos que dividem o quarto. Manter as paredes em tons claros e deixar que as cores dos itens decorativos fiquem a critério das crianças, faz com que o ambiente tenha a personalidade e espaço de cada um. E claro, outro ponto positivo é também ser uma decoração econômica e duradoura.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts