Como renovar os armários de cozinha?

Comentários ( 0 )

Em tempos de crise, economia é a palavra-chave dos apaixonados por decoração. Confira nossas dicas para reformar armários de cozinha e deixá-los como novos

É quase impossível entrar em uma casa e ela não ter um armário de cozinha. Grande, médio, pequeno, colorido, branco, não importa. Esse móvel é um item indispensável na cozinha e com o passar do tempo, acabam ficando velhinhos, com puxadores quebrados cores desgastadas, entre outros defeitos.

Se esse é o caso do seu armário e você já está quebrando a cabeça e pesquisando armário de cozinha na sessão de ofertas, pode parar. Nosso artigo vai te ensinar de uma forma bem prática, 6 opções para renovar os armários de cozinha da sua casa e dar uma nova cara ao ambiente. Vamos lá?

1. TINTA

A primeira opção e também a mais prática, é pintar. Com o passar do tempo, o abrir e fechar das portas e até a louça que pode ser guardada sem estar seca totalmente (aliás, evite essa prática, pois pode gerar fungos no seu armário e itens guardados nele), acabam desgastando a tinta do seu armário ou a madeira.

Nesse caso, você pode lixar as partes desgastadas e pintar o móvel, parte dele ou apenas o interior, aliás, se o seu armário tem portas de vidro, você pode escolher uma cor neutra para as partes de fora e uma cor viva (ou mais de uma) para as partes internas. Se não achar extravagante, também pode pintar uma porta de cada cor e deixar um fundo neutro.

Outra opção que está em alta é usar a tinta lousa, também conhecida como tinha de quadro negro. Essa tinta permite que você anote recadinhos para a família, descreva os itens que estão guardados em cada porta ou gavetas, além de poder escrever frases bonitas, desenhos ou músicas para ajudar na sua decoração.

2. PAPEL CONTACT

Outra opção bem barata para renovar armários de cozinha é cobrir os desgastes com papel contact. Ele pode ser usado para cobrir o armário por completo ou até usado para mesclar as cores originais do móvel com a nova proposta do papel contact.

É importante ressaltar que o papel contact não é tão resistente. Como o móvel sofre atritos frequentes com o abrir e fechar de portas, provavelmente a troca do papel contact deverá ser feita em intervalos menores, mas nada que seja tão descartável assim.

DSCF6126-1024x812

3. PAPEL DE PAREDE

Além do papel contact, você pode optar pelo papel de parede. Aliás, se por acaso você já usou esse papel em alguma decoração de sala, por exemplo, e acabou sobrando material, repetir a estampa fica até charmoso e cria uma identidade na decoração da casa ou apartamento.

Além de renovar o armário, as estampas tornam o móvel mais descontraído e moderno. Assim como na ideia das tintas, você pode aplicar também apenas nos fundos dos compartimentos e gavetas, principalmente se o seu armário tem portas transparentes ou nichos vazados.

4-maneiras-de-renovar-os-armários-da-cozinha-3

armário-de-cozinha-colorido-11

imagine-living-london

4. APLICAÇÃO DE TECIDOS

Essa técnica requer um pouco mais de habilidade e paciência, mas pode ser facilmente realizada por você mesmo. Basta comprar tecido, pode ser tudo de um tipo só ou você pode misturar estampas e cobrir fundos, renovando seu armário de cozinha.

Apesar de ser uma alternativa mais trabalhosa, fica mais fácil de trocar os tecidos sempre que quiser. De acordo com seu humor, com um jantar especial ou até uma recepção de amigos.

Basta medir o tamanho do espaço que irá cobrir, cortar sem deixar nenhuma sobra e esticá-los, prendendo por fim com tachinhas de escritório ou pregos pequenos. Essa opção fica um charme e funciona mais apenas para cobrir as partes internas do armário e gavetas.

Técnicas-para-renovar-os-armários-da-cozinha-009

5. NATURALMENTE DESGASTADO

Se você tem um armário de cozinha clássico, aqueles modelos bem antigos, não o jogue fora. Você tem um tesouro nas mãos. Hoje muitas lojas estão apostando em peças vintages e se você tem uma desgastada pelo tempo, faça a renovação do seu armário de cozinha antigo ou até deixe essa peça clássica desgastada, mas um desgaste proposital e bonito. Vamos te ensinar como:

Remove os puxadores, retire todo o verniz do móvel usando uma lixa, aplique em seguida uma tinta envelhecedora ou betume, itens facilmente encontrados em lojas de artesanato. Deixe secar por algumas horas e em seguida use um pano úmido para retirar o excesso. Se quiser que o móvel tenha brilho, aplique verniz ou apenas finalize com um selante fosco.

Mesclar essa técnica com aplicação de tecido no interior dos compartimentos é uma boa opção de como renovar os armários de cozinha.

desgaste

6. SUBSTITUIÇÃO

Se o seu armário de cozinha não está tão desgastado, mas você já enjoou da cara dele, também é fácil modifica-lo, sem precisar comprar um móvel novo.

Remova algumas gavetas, retire também qualquer objeto que dê sustentação a essas gavetas e transforme esse local em um compartimento só. Você pode cobrir com qualquer uma das técnicas anteriores ou colocar caixotes no lugar das gavetas. Fica um charme!

sustainable-kitchens-co-uk-cotswold-chapel

Pintar_Sem_Lixar-12

Experimente também trocar puxadores pratas por opções coloridas ou até mesmo uma única porta de madeira por u ma de vidro e mãos a obra, faça você mesmo a renovação do seu armário de cozinha gastando pouco.

Fonte: ImovelWeb

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts