Tons de joias na decoração: veja como usar

Comentários ( 0 )

A temporada pede cores como rubi, esmeralda, safira e o que mais o bom gosto mandar

Esqueça os tons primários. Nada dos básicos vermelho, amarelo ou azul. Eles ficaram para trás! A grande aposta para esta temporada na decoração é o uso de cores mais rebuscadas, encontradas nas pedras preciosas, e que vão transformar a sua casa em um verdadeiro porta-joias de bom gosto.

Essas tonalidades podem aparecer em objetos, móveis, paredes e em diversos tipos de elementos que compõe a decoração do ambiente. E são fáceis de serem encontradas. Na Etna, a poltrona “Baroli”, de veludo e na cor rubi, é sugerida por R$ 1.799. A aposta da loja Muma é o criado mudo “Tonho”, este azul safira, por R$ 780. “Acredito que essas cores são ótimas para trazer um contraste em espaços mais escuros. Assim, caso você tenha um quarto com predominância da cor preta, almofadas e cobertas em tons de joias cairão super bem”, sugere a arquiteta Camila Klein, da Camila Klein Arquitetura + Interiores.

A grande aposta para esta temporada na decoração é o uso de cores mais rebuscadas, encontradas nas pedras preciosas (Foto: Reprodução/Pinterest)

Em comum, esmeralda, safira, ametista e rubi são conhecidas por terem matizes bem marcantes. A profissional ensina que, justamente por elas serem fortes, o ideal é colocá-las em um ambiente que não contenha outras cores similares, ou seja, que cores neutras ou escuras predominem. “Desta forma, a composição do cômodo ficará melhor e o local não ficará “pesado” aos olhos das pessoas”, diz.

Em comum, esmeralda, safira, ametista e rubi são conhecidas por terem matizes bem marcantes (Foto: Reprodução/Pinterest)

Tons mais fechados são vilões em ambientes pequenos, certo? Nem sempre! Para o arquiteto Gabriel Negrão, das Adoiz Arquitetura, está liberado o uso dessas cores em apartamentos pequenos, sim! “Muita gente acha que elas vão dar a impressão de diminuição do cômodo, e isso pode até acontecer. Basta saber usar! O segredo é proporcionar profundidade ao ambiente, fazendo ainda o efeito contrário. Um truque eficiente é deixar uma faixa branca na parede, seja próximo ao piso ou ao teto, fazendo com que essas paredes parecem maiores do que são”, resume.

Geralmente, as cores de pedras preciosas estão associadas a peças mais tradicionais (Foto: Reprodução/Pinterest)

Geralmente, as cores de pedras preciosas estão associadas a peças mais tradicionais. Mas os tempos mudaram! São várias as lojas com objetos e móveis moderníssimos com esses tons. Para usá-los, no entanto, é necessário avaliar os elementos que compõe o espaço e usar o bom-senso. “Pense nas texturas, nos revestimentos, nos móveis, nas cortinas, na iluminação e no piso. Com a consciência de tudo que está na decoração, é possível colocar essas tonalidades na casa. O ideal é não exagerar neste conceito, ou seja, investir sutilmente nesses tipos de cores”, pontua Camila.

Para usá-los, no entanto, é necessário avaliar os elementos que compõe o espaço e usar o bom-senso (Foto: Reprodução/Pinterest)

 

Fonte: Zap em Casa

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts