Guarda-roupa: aprenda a organizar

Comentários ( 0 )

Ter um guarda-roupa arrumado e organizado parece simples e fácil, mas você sabe como fazer isso com o seu?

Organizar o guarda-roupa pode parecer óbvio e simples, mas acredite, há várias dicas que podem te ajudar a ter ainda mais espaço interno além de ajudar a encontrar as coisas com mais facilidade. O que você precisa, antes de qualquer outra coisa, é entender o tamanho do seu guarda-roupa, o que ele suporta e assim, escolher a melhor forma de manter a ordem das coisas dentro dele.

Você pode organizar o guarda-roupa com caixa, cestas, cabides, araras internas, sacos e organizadores e, cada um desses itens, pode te ajudar a ganhar espaço de alguma forma, ainda mais se você precisa guardar muitos casacos nessa época de frio ou até mesmo armazenar os sapatos dentro do mesmo armário.

O mais legal dessas dicas para organização é que muitas vezes você pode reaproveitar materiais, usar itens que você tem em casa mesmo ou encontrar com facilidade em supermercados e armarinhos. Alguns itens já são rotineiros no seu guarda-roupa, como os cabides.

Cabides são os melhores aliados na organização, pois permitem que você pendure peças mais sensíveis (que amassam com mais facilidade) ou até as mais pesadas, que ocupariam muito espaço se estivessem dobradas. Além disso, é possível utilizar os cabides para mais de uma uma peça dependendo do tipo do material, espessura do tecido e peso da roupa. Hoje em dia, conseguimos encontrar nos mercados cabides diferenciados com área tripla para pendurar as peças. Utilize esse tipo de cabide para pendurar calças ou peças similares, por exemplo. Outra dica simples é virar as peças sempre com o gancho na mesma direção, geralmente com a abertura para dentro, de encontro com o fundo do armário. Isso ajuda a alinhar as peças e poupar espaço.

Você pode também utilizar os cabides para pendurar lenços e cintos, pois dessa forma você não os perde dentro de uma gaveta e sempre se lembrará de usá-los. Guarde essas peças próximas aos casacos, blusas e calças que você costuma combinar com elas, dessa forma você sempre terá por perto, agilizando na hora de decidir o que vestir. Para facilitar ainda mais, você pode utilizar um lacre de latinhas de refrigerante e criar um cabide duplo. Pendure em um o casaco e, no outro, o lenço, por exemplo.

Outra dica importante se você tem um guarda-roupa com prateleiras internas, são as caixas organizadoras. Essa dica ajuda a armazenar peças que tem menor uso, como as da estação passada, por exemplo. Para quem tem um armário pequeno, é sempre importante um espaço para poder separar as peças que serão utilizadas na estação nova das que ficarão guardadas por algum tempo. Atualmente, estamos em uma estação que exige o uso de peças um pouco mais pesadas como casacos e jaquetas. Guarde na caixa as peças de alça, curtas e as feitas para estações mais quentes. A tendência agora é que o tempo esfrie ainda mais, então já se prepare para “se livrar” temporariamente das peças muito leves feitas para o verão. Já as peças para temperaturas intermediárias como as camisetas, devem ser mantidas por perto para facilitar o uso por baixo de outras peças da estação. A melhor opção para guardar as camisetas é em gavetas, dobradas igualmente e armazenadas umas sobre as outras.

Essas caixas são legais também para organizar roupas de cama, mesa e banho, como fronhas, lençóis e toalhas de rosto que são menores. Se você tem um espaço limitado para ter um armário exclusivo para sapatos, lembre-se que as caixas podem ser também uma opção para poupar espaço e manter tudo arrumado.

As araras internas costumam vir em ao menos uma das divisões do guarda-roupa, mas você pode improvisar e pedir para quem trabalhar com móveis e madeira criar mais araras, como essa da foto, por exemplo. Se você tem muitas roupas que podem ser amassadas, essa é a forma ideal para distribuir as peças, além de tornar a escolha do que vestir mais fácil, pois você consegue visualizar tudo que está disposto de forma mais prática. Ter araras em mais divisões do armário ajuda a não lotar uma única com todas as peças em cabides, ajudando a manter as peças espaçadas.

Se o que você precisa na verdade são prateleiras, utilize a mesma ideia das araras e instale mais algumas nas divisões do guarda-roupa para suportar as peças que você tem de forma que facilite o manuseio e cuidados. A melhor opção é pensar sempre no armário que você tem em casa, a fim de deixar tudo do jeito que você prefere e gosta.

Agora que você já tem opções variadas para organizar as peças no seu guarda-roupa, adeque as dicas para sua casa.

Fonte: ImovelWeb

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts