Como preparar seu jardim para o outono

Comentários ( 0 )

Preocupado com seu jardim no outono? Veja como manter suas plantas bonitas mesmo nos dias frios:

Para muita gente é a melhor estação do ano. Paisagem mais límpida, céu geralmente claro e temperatura amena. O tão aguardado outono chega para dar novo ânimo aos dias depois do calor exagerado do verão, que também castigou as plantas.

Por isso, essa é a época certa para recuperá-las e preparar seu quintal para florescer com exuberância na próxima primavera. Veja como cultivar seu jardim no outono e aproveite as dicas para deixar sua casa ainda mais bonita o ano inteiro.

Cultivo no outono: prepare seu jardim para o início de um novo ciclo

O jardim no outono é um jardim de espera: a maioria das espécies fica sem floração, os galhos crescem mais lentamente e as folhas caem. É preciso respeitar o ritmo da natureza, mas não é por isso que as plantas e o solo não merecem atenção nessa época do ano.

Então pegue suas luvas e prepare-se, porque é o cultivo no outono que determinará o aspecto que seu jardim terá depois do inverno. Para isso, no entanto, é preciso tomar algumas providências.

A primeira delas é limpar os canteiros, já que a maioria das floreiras está encerrando seu ciclo de floração. Remova insetos, galhos, folhas e flores velhas. Assim você reduz o risco de aparecimento de pragas e doenças e ainda incentiva a próxima floração.

Essa é a hora, também, para fazer uma poda de limpeza no jardim de outono – mas retire apenas os galhos mortos. Podar os galhos vivos estimula novas brotações, o que não é bom nessa época do ano.

Você pode  fazer podas educativas, aquelas que direcionam o crescimento dos galhos, beneficiando o encontro com os raios solares. Ela é especialmente saudável em locais onde a incidência de sol é pequena.

Faça a substituição das plantas pelas flores do outono

Que tal dar cara nova ao seu jardim no outono? Remova as plantas de verão de ciclo curto, como petúnia e zínia, e troque-as pelas plantas de bulbo, que florescem no final do inverno e início da primavera, como narciso, tulipas, lírios, íris, camélia, antúrio, bela-emília, copo-de-leite e margarida.

Outra dica para cultivar no outono é fazer o plantio de árvores e arbustos com pelo menos seis semanas de antecedência do pico de frio previsto para o inverno. O clima ainda ameno do outono reduz o risco de que desidratem e permite um bom desenvolvimento das raízes.

Neste caso, a dica para o plantio é que ele seja feito nos dias mais fresquinhos, e, de preferência, nublados. Essa é a época ideal para o plantio das árvores frutíferas e também de algumas espécies que florescem no outono/inverno, como as roseiras lavanda, cravínea, azaléias, crisântemos, dálias, amor-perfeito, begônias e sálvias, por exemplo.

Para quem gosta de orquídeas, o outono também é perfeito para cultivar algumas espécies, como catleia, cimbídio e falenópolis.

Cuidados com o solo do jardim no outono

O clima mais fresquinho também traz algumas mudanças para o solo, que não precisa mais de tanta irrigação. Muito pelo contrário, como a evaporação é mais lenta, procure molhar apenas quando ele estiver realmente seco. O excesso de umidade pode propiciar o aparecimento de pragas e fungos que podem deixar as plantas doentes.

Além disso, não esqueça da adubação. Mas antes de aplicar o adubo, lembre-se de fazer um trabalho de aeração do solo, afofando a terra também de canteiros e vasos ornamentais. Isso vai assegurar uma melhor absorção da água e dos nutrientes.

O ideal é cuidar da terra uma vez por mês com um composto orgânico, principalmente se o solo não for muito úmido. Além de durar mais nesse período, o composto ajuda a elevar a temperatura da terra, protegendo as raízes contra o frio. Use adubo inorgânico a cada 60 dias.

Cuidados especiais com o gramado durante o outono

O período entre um corte e outro do gramado deve aumentar com a estiagem das chuvas. Além disso, cortar a grama um pouco mais alta também ajuda a manter a umidade natural do solo por mais tempo.

Não esqueça que o gramado também precisa de adubação. Uma boa receita é aplicar 30g de cloreto de potássio por metro quadrado, aumentando a resistência da grama contra doenças.

Dicas rápidas para manter seu jardim mais bonito no outono 

Pegue aquela tesoura e tire uma manhã para cortar e recolher tudo o que estiver morto no seu jardim – folhas, flores, galhos esburacados, mordidos ou podres.

As plantas do interior da casa devem ficar preservadas das correntes de ar. Pulverize as folhas uma vez a cada dez dias e só regue quando estiverem secas, evitando encharcar o vaso.

Já as trepadeiras devem ser podadas pela última vez do ano no outono. Corte apenas os que tiverem crescido desordenadamente, acima do previsto.

Para o cultivo no outono, húmus de minhoca é uma excelente opção para fazer a adubação da terra. Ele mantém a terra úmida, mas evita o cúmulo de água que apodrece as raízes. Outras boas opções são a torta de mamona ou a farinha de osso.

Assim você estará preparando seu jardim não só para suportar bem os dias mais frios, como para permanecer lindo o ano inteiro.

Fonte: Imovelweb

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts