Troca de gestão inteligente

Comentários ( 0 )

Ao se despedir de uma gestão, o síndico deve passar minuciosamente as informações sobre o funcionamento do condomínio para o novo administrador.

Assim, fechará o seu mandato com chave de ouro e contribuirá para que o prédio continue a ser mantido sem desperdício de tempo e dinheiro. Quanto mais detalhes o gestor seguinte receber sobre o andamento de obras, período de manutenção, pagamento de contas e obrigações trabalhistas, mais seguro estará para atuar em suas tarefas.

Recomendações de especialistas

O sócio da empresa Omegacont, prestadora de serviços de contabilidade e assessoria à condomínios em Balneário Camboriú, Vitor Pinto, instrui que o novo síndico precisa ser informado principalmente de contas a pagar, reparos que devem ser feitos no prédio, contrato do seguro obrigatório, manutenção dos elevadores, planilha de recarga de extintores e limpeza de fossa.

Também precisa “passar todas as chaves do condomínio, o inventário dos bens do prédio e, se possível, fazer uma vistoria total do edifício”, recomenda.

A professora da primeira turma do curso de Administração de Condomínios promovido pelo Jornal dos condomínios em maio deste ano em Florianópolis, Rosely Benevides de Oliveira Schwartz, orienta também que no caso de eleições para escolha do novo síndico é conveniente que o síndico siga o que está determinado na convenção sobre a formação de novas chapas e a forma de divulgação.

Algumas normas prevêem a possibilidade de distribuição de propostas para a nova gestão, como ocorre nas eleições políticas. Para não criar nenhum tipo de constrangimento é recomendada a utilização do voto secreto.

Caso as despesas não sejam pagas pela administradora, haverá por alguns dias a necessidade do auxilio do antigo síndico para que os pagamentos sejam feitos. A administradora também deverá substituir na Receita Federal o responsável pelo condomínio, onde constará o CPF do novo síndico.

Revendo contratos

A troca de síndico é uma oportunidade para rever todos os contratos estabelecidos com o condomínio. Geralmente nessa oportunidade há a possibilidade de novas contratações ou de negociar adequação dos valores.

Para garantir melhor qualidade dos prestadores de serviços ou fornecedores de produtos, o síndico deverá levantar a situação cadastral das empresas, inclusive cartórios de protesto, ações na justiça e pedir referências de clientes. Essas referências deverão ser visitadas pessoalmente e não apenas consultadas por telefone, garantindo assim a veracidade das informações.

Férias

No caso de férias do síndico é recomendável verificar na convenção quem será o substituto na ausência temporária. Muitas convenções determinam que seja o subsíndico, outras prevêem o presidente do conselho. “Nessa situação o substituto não assume todas as funções, apenas as administrativas. Não poderá, por exemplo, representar o condomínio perante os órgãos públicos ou assinar contratos, pois para isso é necessário uma ata de assembleia que conste que ele possui o mandato”, alerta Rosely.

O substituto deverá ficar com a agenda do síndico, onde constam todos os telefones importantes e também o contato com fornecedores.

Fonte: CondomínioSC

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts