Como se livrar dos insetos durante o verão

Comentários ( 0 )

Para fugir da invasão desses visitantes indesejados alguns cuidados são necessários

Não é só pelo incômodo das picadas e do zumbido irritante nos ouvidos. Algumas espécies de mosquitos que aparecem em nossas residências – como o Aedes aegypti – podem ser nocivas e transmitir não só a dengue, mas também doenças como o zika e a chikungunya.

Para prevenir o surgimento desses insetos que podem causar problemas às pessoas é necessário tomar certas precauções. O básico é higienizar a casa semanalmente. Além disso, a ventilação e a insolação também são importantes, mantendo as janelas abertas algumas horas por dia. E para os insetos não entrarem, recomenda-se o uso de telas milimétricas.

Guerra contra o Aedes aegypti

Sobre o Aedes aegypti, os cuidados merecem mais atenção. Mesmo que a fêmea do mosquito possa nascer em locais com água parada que não sejam em uma residência, ela pode voar até 100 metros de distância de onde nasceu para procurar alimento. Portanto, a atenção deve ser redobrada. Veja algumas dicas para combater o inseto:

- Retirar a água do pratinho do vaso de planta ou preenchê-lo com areia.
- Colocar água sanitária nos ralos e fechá-los com tela milimétrica.
- Esvaziar as garrafas e guardá-las com o gargalo para baixo.
- Manter a água da piscina tratada.
- Deixar o lixo ensacado para coleta.
- Guardar pneus secos em locais cobertos.
- Manter a caixa d’água bem tampada.
- Usar telas milimétricas nas janelas.

Para outras informações sobre a prevenção contra a dengue, zika e chikungunya, acesse o site do Ministério da Saúde.

Outros insetos

Para evitar baratas, moscas e formigas, é necessário acondicionar de maneira correta o lixo de sua residência, mantendo-o em sacolas plásticas e em lixeiras com tampa, impedindo que esses animais entrem para se alimentar. As baratas, por exemplo, podem determinar a presença de seus predadores, como escorpiões e aranhas.

Alimentos como grãos, chás e frutas secas devem ser guardados em vidros para não serem colonizados por besouros, e móveis de madeira devem ser protegidos com inseticida, prevenindo a invasão de cupins.

Em caso de infestação, o ideal é utilizar produtos inseticidas que contenham registro no Ministério da Saúde, sob a orientação de um profissional habilitado.

Fonte: Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde de POA, ImovelWeb

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts