Esporte e saúde nos condomínios

Comentários ( 0 )

No condomínio Belle Vie, no bairro Coqueiros, em Florianópolis, os moradores se reúnem todos os domingos para aulas de Zumba com o professor Sandro Sampaio. Aulas cheias, mais de 20 moradores animados, passam a interagir mais entre si, cuidar da saúde física e mental. “Recebi o convite de uma das moradoras para dar aula no condomínio. Então, após reunião com a síndica e aprovação do Conselho, a quadra foi liberada para zumba aos domingos. Colocamos os cartazes no elevador e as pessoas começaram a aparecer na aula”, conta.

Sandro Sampaio, 38 anos, começou a dançar por hobby. Não muito cativo da esteira, passou a praticar a Zumba para perda de peso. Segundo o professor, o primeiro benefício da modalidade é a queima calórica com diversão. “Frequentando zumba e academia, perdi 14 quilos de gordura”, relata. Outro benefício é social e psicológico. “Ajuda os tímidos a se soltarem. Depois que comecei a dançar fiz muitas amizades. Percebo esse mesmo efeito em meus alunos”, diz.

A síndica profissional do Condomínio Belle Vie, Daniela Cunha, além da formação em Administração possui graduação em Educação Física e, portanto, comenta a sua afinidade e interesse pelo esporte. “Quando recebi a proposta achei interessante. Sempre fui encantada com atividade física. A aula de Zumba com periodicidade semanal alivia o estresse”, observa. Segundo a síndica, é possível notar mais integração entre os moradores com as aulas. “As pessoas passaram a se relacionar melhor e conviver mais umas com as outras”, salienta.

Além das aulas de dança, os moradores do Condomínio Belle Vie também exploram os demais espaços fitness do residencial. “Temos academia, os moradores praticam exercício, e ainda há aqueles que pagam seu próprio personal para acompanhar a atividade”, conta a síndica Daniela. Recentemente a quadra de esporte do Belle Vie passou por uma reforma que incentivou partidas e minicampeonatos de futebol organizados pelos moradores. “Fazemos o que é possível para preservar essas áreas”.

Incentivo

Em Balneário Camboriú, até atletas famosos ocupam as quadras residenciais. O Condomínio Horizontal Caledônia promoveu, em abril do ano passado, um evento de inauguração da quadra de tênis que recebeu o tenista Fernando Meligeni e 200 convidados entre moradores e visitantes. Na inauguração, o atleta jogou partidas com os condôminos, que receberam medalhas e brindes como incentivo. “As crianças puderam jogar com o Meligeni. Interagiram e conheceram uns aos outros. O esporte tem a característica de promover integração”, conta Gabrielle Laffitte, gerente de marketing da G. Laffitte Imobiliária.

A inauguração da quadra de tênis do condomínio Caledônia teve a presença de Fernando Meligeni

Thatiany Deboni, 28 anos, atleta e estudante de Educação Física, é moradora do condomínio Caledônia. Ela conta, com entusiasmo, que a sua primeira prova de ciclismo foi há dois anos em um campeonato promovido pelo condomínio. “Fiquei muito feliz, me superei porque nunca havia pedalado longa distância. Percorri 200 quilômetros até Bombinhas”, comemora. Nessa ocasião, além da participação dos moradores, atletas de várias cidades competiram. A moradora reconhece o trabalho do seu professor da academia: “Ele me motivou e me ajudou muito nos treinos para essa competição. O papel do profissional de Educação Física é fundamental”, enfatiza. Thatiany conta que sempre teve afinidade com o esporte, mesmo quando morava em sua cidade natal, Ribeirão Claro, Paraná. “A minha vida sempre foi ativa e recomendo a todos a prática do esporte. É fundamental na minha vida. Além de preservar a saúde”, diz.

Esporte em casa

A moradora explora bastante os espaços de esporte do Condomínio Caledônia. Thatiany lamenta a falta de segurança para prática de atividade física nas ruas da cidade e valoriza a possibilidade de fazer seus treinos com segurança dentro do condomínio. “Eu e meu marido temos o hábito de correr. Usamos a pista de corrida do condomínio. Quando não tem ninguém para pedalar comigo, eu, sozinha, prefiro utilizar o espaço do Caledônia. Hoje em dia tem muito assalto a bicicletas”, lamenta. A condômina afirma que é muito difícil ser sedentário com tantas áreas de incentivo ao esporte dentro de casa. “Eu faço exercícios na academia ao ar livre. Temos quadra de vôlei de areia, futebol de campo. A nossa estrutura é fantástica”, salienta. Thatiany também possui formação em Psicologia e trabalha há alguns anos com atletas. Ela também ressalta os benefícios para a mente, alívio de estresse e integração social em detrimento da prática de esporte no condomínio. “Para muitas pessoas só de estar em grupo já é uma terapia e traz benefícios. As pessoas se comunicam mais e se distraem em uma prática saudável”, conclui.

Thatiany Deboni diz que sua primeira prova de ciclismo foi no campeonato promovido pelo condomínio.

Com ritmo de vida e rotinas cada vez mais agitadas, as pessoas valorizam cada momento em casa. De acordo com Gabrielle Laffitte, os novos empreendimentos ampliam as opções. “O condomínio possui 2,7 km de ciclovia, pista de cooper e de skate, quadras esportivas e academia”. Ela informa que todas as áreas de esporte foram avaliadas por um especialista.

Diversas atividades recreativas e esportivas podem ser contratadas pelo condomínio – dança, yoga, artes marciais, alongamento, condicionamento físico, e recreação para crianças. Educadores físicos alertam para os cuidados na prática de esportes. Atividades físicas sem orientação profissional podem provocar lesões no uso incorreto dos equipamentos. “O professor também motiva e mantém a pessoa engajada e disciplinada”, enfatiza a síndica Daniela Cunha.

DICAS

- Estabeleça horário para funcionamento da academia.
- Defina regras para retiradas de chaves e manuseio dos equipamentos de academia.
- Controle o acesso de visitantes.
- Exija autorização dos pais ou responsáveis de crianças e adolescentes para a permissão de práticas esportivas no condomínio.
- Conserve os equipamentos com manutenção preventiva e evite acidentes.
- Incentive a prática de esportes no condomínio implementando programas de treinamento aos moradores.
- Solicite orientação especializada para compra de novos equipamentos ou para a construção de uma área fitness no condomínio.

Por Kalyne Carvalho

Fonte: CondomínioSC

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts