Saiba como deixar sua cozinha pronta para receber amigos

Comentários ( 0 )

Ambiente também pode ser utilizado para socializar

Sala de estar sai de cena para dar lugar a este ambiente onde todos podem socializar, inclusive quem prepara o jantar.

Receber amigos em casa é uma prática em muitas famílias. A cozinha, que antes era uma parte mais restrita da casa, vem conquistando maior atenção dos decoradores.

Projeto da Guidugli Designer de Interiores. Pastilhas de vidro revestem toda a parede da cozinha e bancada com cooktop aproxima mesa de jantar de quem está cozinhando (Fotos: Divulgação)

Antigamente, visitas não entravam muito neste ambiente, portanto não havia grandes preocupações em relação à decoração. Agora, quem gosta de cozinhar pode recepcionar enquanto prepara um jantar e não precisa ficar excluído em um lugar fora de onde acontece o convívio social.

“Um dos projetos que estou finalizando oferece um sofá dentro do ambiente para os convidados relaxarem”, conta a arquiteta Cristiane Pepe.Para receber bem as pessoas, a cozinha precisa ser um lugar agradável para as visitas. Bancos e cadeiras devem estar disponíveis e, em alguns casos, o anfitrião pode oferecer mais.

Um investimento maior deve ser planejado para o ambiente que toma o lugar da sala de estar. A prioridade, de acordo com Christiane, ainda é a ergonomia e funcionalidade. No entanto, a cozinha ganha detalhes diferentes para ficar mais agradável para receber as visitas.

“É preciso apostar no design e cores. Hoje em dia existem geladeiras multicolores para atender este mercado”, diz a profissional. Segundo ela, é possível personalizar um eletrodoméstico como este até com estampa de onça.

Uma torneira com visual diferenciado, acabamento caprichado dos móveis e equipamentos de cozinha bonitos são exemplos dados pela designer de interiores Juliana Guidugli de como deixar o ambiente interessante.

“O cooktop pode ficar em um determinado espaço, enquanto o forno fica embutido em outra coluna. Desta maneira, o ambiente ganha um ar mais chique”, sugere a profissional. Uma coifa potente, segundo a profissional, é um meio eficiente de evitar que os convidados saiam de sua casa com cheiro de comida em suas roupas e cabelos.

Neste projeto da Guidugli Designer de Interiores, banquetas ficam disponíveis para deixar a visita mais próxima de quem está cozinhando

“Se a cozinha for integrada com a sala, a decoração dos dois espaços tem que conversar entre si, seguir a mesma linha”, diz Juliana.

A designer explica que é comum que se remova a cerâmica e azulejos da área que sofre respingos de óleo e água. No lugar entra um revestimento para proteger, como o frontão (arremate entre as bancadas, portas e janelas). “Materiais com boa impermeabilização facilitam a limpeza da região”, garante.

Além de um design arrojado, Cristiane acredita que é importante que o acabamento deste tipo de cozinha seja sofisticado. A profissional sugere o uso de revestimentos de fórmica que imitam madeira, vidro serigrafado, portas com perfil de alumínio e até armários com televisão na porta.

Gastronomia

Reunir a família em um almoço de domingo ou combinar um belo jantar com os amigos é a ocasião perfeita para saborear o melhor da gastronomia. Aproveite e prepare uma bela macarronada da Nona. A cantina Tia Lina, localizada em São Roque, preparou uma receita fantástica deste prato para você aprender e poder sentir um pouco do gostinho da gastronomia italiana na sua casa!

Veja abaixo a receita completa:

Foto: Tia Lina

Ingredientes

  • 500g de Spaguetti;
  • 01 colheres (sopa) de sal;
  • 04 litros de água fervente;
  • 600 gr de polpa de tomate;
  • 01 dentes de alho amassado;
  • 01 colheres de cebola picada;
  • 02 colheres óleo vegetal;
  • Queijo parmesão para polvilhar;
  • Manjericão a gosto;
  • Sal a gosto.

Ingredientes do Polpettine

  • 500 gr de coxão duro moído;
  • ½ xic. de pão ralado;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 cebola pequena ralada;
  • 2 colheres de salsinha;
  • Sal e noz-moscada a gosto;
  • 30g parmesão ralado;
  • 3 ovos.

Modo de preparo

Em 1 tigela misturar amassar bem todos os ingredientes do polpettine. Dividir em porções de 40g e dar formato de almôndegas. Fritar em óleo quente submerso e reservar. Em uma frigideira funda, refogue o azeite, alho e a cebola e em seguida adicione a polpa de tomates, sal e manjericão. Mergulhar os polpettine nesse molho e deixe ferver por alguns minutos. Cozinhar o Spaghetti na água com sal, escorrer, servir com o molho com os polpettine e polvilhar com o queijo parmesão ralado.

Agora é só seguir os passos que a Tia Lina ensinou e fazer um belo Spaghetti com Polpettine para festejar com os amigos, comendo o melhor da gastronomia italiana dentro da sua casa!

Fonte: ZAP em Casa

 

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts