Quer usar nichos em casa? Veja 6 inspirações e escolha o modelo para sua casa

Comentários ( 0 )

Nichos são práticos, versáteis e também ajudam na decoração; veja ideias

Para decorar, organizar e manter sua casa sempre em ordem, há diversos recursos que podem ser utilizados – e os nichos estão entre eles. Encontrado em diferentes tamanhos e formatos, ele pode ser usado para várias funcionalidades e, além disso, combina com todos os cômodos.

Shutterstock | Nichos ajudam – e muito – na organização, mas também possuem outras funções que vão além da decoração

De acordo com a arquiteta Karina Korn, os nichos proporcionam uma liberdade muito gostosa para criar. “Soltos, em conjunto, fixados na parede ou apoiado no piso, é possível utilizá-lo das mais variadas formas”, afirma. Ele pode ser usado para deixar um local reduzido mais funcional, separar ambientes e trazer pontos de destaque.

“Muitas vezes temos espaços que não podem ser aproveitados nas plantas, como shafts. Nessa situação, a criação dos nichos dá uso a um espaço que não teria função”, ressalta Karina. “Os nichos são uma solução muito prática e bonita também para dividir espaços. Eles promovem a separação dos ambientes sem pesar”, completa.

Diante disso, confira algumas ideias versáteis de nichos para utilizar em sua casa:

1. Embutidos

Edu Pozella | Neste projeto, os três nichos embutidos foram instalados ao lado da escada que dá acesso ao segundo andar da casa

Nesse projeto, Karina construiu três nichos, que recebem objetos decorativos, no início das escadas que levam os moradores até o segundo andar. Segundo a arquiteta, a proposta foi trazer um toque de sofisticação para demarcar a parede que começará com seu pé-direito duplo. Os itens também permitem trazer vida em um local que, geralmente, não é utilizado.

2. No banheiro

Edu Pozella | Ter um nicho dentro do banheiro, principalmente no box, ajuda a economizar espaço, sendo ideal para locais pequenos

Em banheiros pequenos, uma das reclamações mais constantes é a falta de espaço. Diante disso, o nicho embutido vem ganhando cada vez mais destaque nos projetos e, inclusive, dentro da área do box por oferecer praticidade. “Quando se coloca uma prateleira dentro do box, o espaço diminui e o morador acaba muitas vezes batendo o braço”, aponta Karina.

“Os nichos dentro de box são quase sempre possíveis, mas é preciso observar e pesquisar sobre a estrutura do prédio ou da casa”, alerta a arquiteta. Vale destacar que, apesar de não existir um tamanho padrão, é importante respeitar algumas dimensões mínimas de profundidade para acomodar itens básicos, como shampoo e condicionador, por exemplo.

Já ao lado, o banheiro ainda ganha destaque com a construção de três nichos de madeira , acima do vaso sanitário. Nesse projeto, os itens foram utilizados para guardar os brinquedos do morador, mas também é possível acomodar outras peças, como toalhas, itens de higiene pessoal e até pequenos vasos de flores.

3. Decorativos 

Elisa Soveral | Nesse caso, a ideia foi trazer nichos decorativos, de pequena profundidade, para evidenciá-los no ambiente em questão

Na sala acima, a arquiteta aproveitou o painel de madeira, que reveste a parede de ponta a ponta e que recebe a TV, para incluir dos nichos de pequena profundidade. O objetivo foi permitir a inclusão de objetos e evidenciá-los na decoração do ambiente. É possível armazenar porta-retrato e outras peças nos nichos decorativos .

4. Organização 

Nicola Labate | Os nichos mais amplos são ideias para guardar livros e documentos importantes de quem trabalha em casa, por exemplo

Ter um escritório em casa requer organização. Para isso, uma das formas de ajudar o morador a manter pastas, documentos e livros em ordem, por exemplo, é com a utilização de nichos. Localizados acima da mesa, dois nichos de madeira ficam em evidência e combinam a tonalidade junto com a escrivaninha, o gaveteiro e o piso.

5. Diferenciados 

Edu Pozella | Até mesmo um quarto com um estilo que remete à natureza por ter nichos que, nesse caso., são feitos de pallets

Para criar uma decoração diferente e personalizada, a dica é adotar nichos inspirados nos pallets. O visual leve é composto pela madeira pinus, que combinou com o estilo urban jungle , que traz um ar de “floresta” ao ambiente com elementos característicos da natureza e muitas plantas espalhadas pelo local.

6. Nichos em formato de estante 

Edu Pozella | Os nichos em formato de estante podem ser instalados em um recorte da parede para guardar objetos decorativos

Com o objetivo de aproveitar bem os espaços deste cômodo, a arquiteta utilizou, em uma das extremidades da parede, uma estante com armários e nichos , que podem armazenar peças que completam a decoração. Você pode se inspirar nessa e nas outras ideias apresentadas e adaptá-las para os espaços disponíveis em sua casa.

Fonte: Delas – iG @ https://delas.ig.com.br/casa/2019-06-23/quer-usar-nichos-em-casa-veja-6-inspiracoes-e-escolha-o-modelo-para-sua-casa.html

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts