Aprenda como dividir cômodos pequenos

Comentários ( 0 )

Morar em local pequeno nem sempre é fácil, mas também não precisa ser um problema. Aprenda como dividir cômodos pequenos

Apartamentos e casas pequenas são uma realidade cada vez maior nas cidades, principalmente nos grandes centros. Nesses casos, saber aproveitar cada cantinho e usar o espaço com inteligência passou a ser uma necessidade e até uma prioridade.

Mas nem sempre apenas dividir cômodos é uma solução. Saber como realizar essa divisão, entender como a organização vai funcionar melhor em cada ambiente e deixá-lo prático para o uso dos moradores é tão importante quanto, aliás é essencial.

Quando pensamos em dividir um espaço, logo pensamos em paredes, certo? Sim, é o pensamento mais rápido que nos chega, mas não necessariamente é a única solução. Um bom exemplo disso são as famosas cozinhas americana ou a sala de jantar inserida na sala de TV. Acompanhe nosso artigo e veja as diversas opções disponíveis para dividir cômodos pequenos.

MEIA PAREDE

A meia parede é muito conhecida e utilizada na cozinha americana, ela é exatamente o que o nome diz, uma parede que não foi terminada. Ela delimita um espaço, mas não sufoca ou deixa o ambiente “preso” em si mesmo, já que permite a visão dos ambientes em frente. Seja criativo e faça uma divisão que não interfira tanto na particularidade de cada cantinho.

Um pequeno balcão também pode servir como uma divisão similar a meia parede.

PISOS

Se o espaço for de fato pequeno e não pode comportar nem mesmo uma meia parede, existem diversas outras opções criativas para separar um ambiente do outro. Uma delas é usar pisos diferentes em cada ambiente ou até mesclar a altura de pisos. Uma escada pequena que leva ao local onde está a cama, por exemplo, apenas um pouco acima do restante do cômodo.

Além dos pisos, você também pode usar riscas no chão que separem os ambientes, usando os mesmos pisos em todos os cômodos. Usar azulejos também pode ser uma boa ideia. Essa opção é muito boa para quem deseja uma divisão muito certeira e simétrica.

Essa separação pode ser criada antes ou após a construção, mas se o seu apartamento está em fase de construção, fica mais fácil aplicar diferentes tipos de piso.

DIVISÓRIAS

Além de pisos, os cômodos pequenos podem ser divididos por divisórias de acrílico ou vidros, madeiras, plásticos e etc. São muitas opções que podem ser escolhidas de acordo com a personalidade do morador e a linha de decoração já adotada no ambiente. Lembre-se de manter uma harmonia entre os locais, pois mesmo com delimitação de espaços, eles podem ser vistos mais facilmente e em alguns casos, pode-se ter uma visão 360 graus da casa completa. Garanta um pouco de privacidade usando essas divisórias ou outra dica que você achar mais adequado ao seu tipo de residência.

PORTAS DE CORRER

Em casos de apartamento, os espaços tendem a ser ainda menores. Nesses casos, alguns moradores possuem sala e quarto em um mesmo ambiente e precisam mais ainda de dicas de decoração que os ajudem a ampliar esses ambientes. Caso exista necessidade de privacidade devido a um hospede ou uma visita, por exemplo, portas de correr de madeira ou vidros são ótimas opções.

No caso de portas de vidro, pode-se acrescentar cortinas que bloqueiem a visão de determinado espaço.

CORTINAS

Além de usadas em conjunto com outra dica, como as portas de vidro, as cortinas podem ser usadas sozinhas para delimitar o espaço entre um cômodo e outro. Lembre-se de usar cores neutras na decoração, inclusive nas cortinas, para que o ambiente tenha a sensação de maior amplitude.

TETO

Outra opção interessante é alterar o teto dos ambientes. Essa é uma alternativa pouco usada, mas de grande efeito. Uma sala com sala de jantar pode ter uma das áreas do teto rebaixadas, por exemplo. Nesse caso o local fica mais aconchegante e a iluminação também pode dar um outro tom, sem necessidade de construir paredes.

PLANTAS

Uma outra boa dica de como separar ou dividir cômodos pequenos é usar plantas, uma parede viva ou vasos em linhas verticais que imitem uma parede. Nessa linha também podemos pensar em estantes vazadas, que deixam o outro ambiente na visão, mas não totalmente.

BIOMBOS

Não esquecemos deles, afinal, quando nada mais for possível, sempre existem os biombos. Eles podem ser coloridos, de plástico, de vidro, de metal, descolado ou sérios, mas sempre servem para o fim que foram criados: separar e delimitar espaços.

ARMÁRIOS

Nesse caso você acaba eliminando dois problemas em uma única ação. Usando armários para dividir os espaços entre os cômodos, além de dividir um ambiente do outro, o armário pode ser usado para guardar itens dos dois ambientes. Além disso, se o armário tiver abertura dupla para os dois lados, ajuda a organizar outros objetos de decoração.

MÓVEIS PLANEJADOS

Por fim, uma dica um pouco mais cara e que deve ser realizada apenas se de fato você conseguir arcar com os custos de um projeto tão exclusivo. Na maioria dos casos, uma casa com móveis planejados possui exemplares únicos, mas que são criados com uma praticidade certeira para transformar o ambiente em um local o mais prático possível.

estante-de-livros-como-divisao-de-casa

Nesse caso, os móveis podem ser construídos como dupla face, mantendo o uso individual de cada lado para o qual estará virado, sem necessidade de alterar a estrutura da casa e de uma maneira bem mais econômica.

Fonte: Imovelweb

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts