Truques de decoração para apartamentos pequenos

Comentários ( 0 )

As plantas dos apartamentos construídos atualmente estão cada vez mais reduzidas. Aprenda como decorar apartamentos pequenos e tirar o melhor do seu imóvel.

Espaços pequenos parecem ser mais fáceis de se decorar, mas não é bem assim que funciona na prática. Existem vários pontos que merecem atenção, além de fatores que devem ser levados em consideração, como a otimização do espaço. Afinal, pense bem: se o ambiente do seu apartamento já é pequeno, uma decoração que não respeite os detalhes da metragem, aliando a funcionalidade dos móveis com praticidade e beleza da composição não vão favorece-lo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de decoração e aprenda como decorar apartamentos pequenos ganhando espaço.

1. Priorize a circulação

O seu espaço precisa ser funcional, então pense que em um ambiente reduzido, as pessoas vão dividir o espaço com os móveis e precisam circular entre eles. Antes de comprar os móveis, tire a medida das paredes e não compre nada que vá ultrapassar portas ou que vá deixar a sensação de um ambiente “entulhado” de peças desnecessárias. Outra dica importante é priorizar paredes e cantos, use todos os cantos sem medo. Prefira mesas montadas em canto alemão, opte por mesas dobráveis ou móveis embutidos.


2. Use todos os espaços

Para decorar um apartamento pequeno, é preciso ser criativo. Aprenda que todos os espaços devem ser utilizados, isso inclui parede e teto. Aproveite todos os espaços verticais do seu apartamento. Nas paredes, abuse das prateleiras, elas são uma ótima opção para guardar livros, porta-retratos, pelúcias e outros objetos de decoração.  Nichos também podem te ajudar a economizar espaço, podem ser usados na sala, no banheiro, na área de serviço e sabem passear bem entre itens de decoração e acessórios.

Usar móveis planejados também é uma boa saída, além de ter um projeto exclusivo você pode escolher peças modernas ou tradicionais e usar o espaço do seu apartamento de uma forma inteligente.

3. Iluminação e cores

Não é novidade para ninguém que uma boa iluminação em conjunto com o uso das cores certas pode ampliar um espaço. Nas paredes opte por cores claras, como branco, gelo, pérola, nude, entre outros. Isso não significa que o seu ambiente precisa ser sem graça; aposte em objetos com cores, texturas nos estofados, nas paredes e nos detalhes.  Para a iluminação use pontos de luz, abajur, uma boa luz central e se puder, use espelhos. Eles refletem luz, iluminam lugares mais escuros e deixam a parede com a sensação de infinita.


No quarto ou na sala, economize mesas e criados mudos, aposte em pendentes decorativos, arandelas, luminárias de chão com pedestal ou deixe a luz natural te ajudar. Abra as janelas, use cortinas com tecidos leves e claros e deixe o sol entrar.

4. Elimine paredes

Isso pode ser uma dica controversa, mas se o seu projeto de apartamento permitir, que tal juntar ambientes e eliminar as paredes que delimitam espaços? Isso é frequentemente visto em cozinhas americanas que são acopladas a sala ou a área de serviço. Porém é possível conjugar quarto com sala, sala com biblioteca, transformar sua sala em sala de jantar em um espaço aberto com poltronas, entre tantas outras opções.  Deixe sua criatividade definir o melhor projeto e deixe seu apartamento com a sua cara.


5. Móveis multiuso

Além da dica sobre móveis planejados, você já parou para pensar na economia de um móvel 2 em 1? Mesas de centro que podem servir como baú, sofás camas, armários embutidos com dois lados (em alguns casos até três lados, servindo como parede separando a sala do quarto de um lado, na virada é uma estante e do outo lado, dentro do quarto, serve como guarda-roupas), são várias opções de móveis que otimizam espaço e possuem mais de uma funcionalidade.


6. Portas

Por fim, nossa dica é sobre as portas do seu apartamento. Sim, elas também tomam espaço do ambiente e podem ser um problema na hora da sua decoração. Inclua em seu projeto o uso de portas de correr ou portas de vidro. As portas de correr acompanham a linha da parede e não usam espaço de circulação como os modelos tradicionais.  Já as portas de vidro dão a sensação de que não há divisória entre os ambientes, aumentando a percepção de amplitude. Assim, só não pese a mão na decoração desses dois ambientes, faça com que eles conversem entre si.

Viu como dá para organizar? Com dicas simples e descomplicadas de colocar em prática, é possível aproveitar o espaço de um apartamento pequeno para que ele seja funcional sem perder o estilo. Decorar um apartamento pequeno pode ser uma diversão incrível para você e sua família, sem contar que ter um espaço com a sua cara e que funcione no seu dia a dia é a melhor coisa.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br/

If you enjoyed this article, please consider sharing it!
Icon Icon Icon

Related Posts